Menu

Adesão de mais 18 municípios ao “Ceará por Elas” é oficializada na Secretaria das Mulheres

A terceira rodada de assinaturas do termo de adesão ao programa Ceará por Elas foi oficializada nesta quinta-feira (11), na Secretaria das Mulheres. Os 18 gestores que aderiram juntam-se aos 53 participantes. Com isso, o programa conta com a participação de 71 cidades.  Os municípios que aderiram são: Aquiraz, Aracati, Barro, Caridade, Cedro, Crato, Horizonte, Itapiúna, Itapipoca, Jaguaruana, Jardim, Madalena, Maracanaú, Meruoca, Orós, Pacajus, Paraipaba e Quixeré.

A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero (MDB), presidiu a solenidade de assinatura do termo de adesão. Ela estava acompanhada da senadora Augusta Brito e da deputada estadual Jô Farias, ambas do PT.

“São nove ações prioritárias desenvolvidas pelas prefeituras em parceria com o Governo do Estado em que a gente visa fortalecer a política de mulheres em todo o Ceará. É importante a gente destacar que essa pauta não é uma pauta somente das mulheres, ela é uma pauta da sociedade. E pra que a gente vença os desafios de enfrentar a violência, de proteger as nossas mulheres, de ampliar a participação feminina, nós precisamos ter toda a sociedade imbuída, junta nesse propósito“, ressaltou Jade Romero.

CEARÁ POR ELAS

Iniciativa pioneira, o programa é desenvolvido por intermédio de articulação entre Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, e os municípios. O Ceará por Elas está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.

Em contrapartida às iniciativas sugeridas, o Estado entrega viaturas da Patrulha Maria da Penha e kits Athena, que consta de computadores, monitores, acessórios e mobiliário. O programa tem ainda o sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência e oferta capacitação aos profissionais dos municípios para realizar consultorias, dentre outras atribuições.