A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu o chefe de grupo criminoso que atua na Barra do Ceará, bairro da capital Fortaleza, e que tem envolvimento com o tráfico de drogas. O homem, identificado como Cristiano de Lima Nunes e conhecido como “Menino Rei”, foi apontado pelas forças de segurança como líder da organização criminosa. A prisão de Cristiano ocorreu nesta terça-feira (9), durante a operação “Ethos”.
O “Menino Rei”, segundo Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), já possui passagens por homicídio doloso, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, roubo e corrupção de menor. No último domingo (7), na Barra do Ceará, ocorreu uma tentativa de chacina que deixou dois mortos e 15 feridos. Na tentativa de identificar mais suspeitos, o chefe do grupo criminoso foi identificado e preso. Ele foi localizado no bairro Jardim Iracema, após um trabalho de inteligência de equipes do 33º Distrito Policial (DP), do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Além dele, Samuel da Silva, de 21 anos, e Antônio Marcos Braga Gomes Filho, sem idade revelada, foram presos. O primeiro foi localizado por uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE, em posse de seis gramas de maconha, onze gramas de cocaína, uma quantidade de crack e uma quantia em dinheiro. Samuel já possui passagens por integrar organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Contra ele, também foi cumprido um mandado de prisão que estava em aberto.
Já Antônio, também suspeito de integrar um grupo criminoso responsável por crimes na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8), onde está localizado o bairro da Barra do Ceará. O homem, conhecido como “Lágrima”, tem passagens por estupro de vulnerável, tráfico e associação para o tráfico. Ele foi localizado em um imóvel na Barra. Conforme apuração, Antônio Marcos utilizava as redes sociais para postar fotos enaltecendo o grupo criminoso do qual faz parte e ostentando armas de fogo. Ele foi preso e autuado em flagrante por integrar organização criminosa.
OPERAÇÃO ETHOS
A operação foi realizada simultaneamente na Barra do Ceará, pertencente à AIS 8 de Fortaleza, e nos bairros Parque Leblon e Marechal Rondon, na cidade de Caucaia (AIS 11). As prisões de Cristiano, Samuel e Antônio não foram as únicas ações das forças de segurança. Na Caucaia, três armas de fogo, drogas e um colete balístico foram apreendidos.
Nesta terça, mais de 120 profissionais participam das ações. Durante as saturações, são realizadas abordagens a pessoas e veículos. Os trabalhos policiais contam ainda com a participação de profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, da Copol, e de equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza, da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia e Guarda Municipal de Caucaia.
