A Universidade Federal do Ceará (UFC) informou nesta semana a revogação do edital do 2º Innovation Challenge Brasil-Israel. Em comunicado oficial, a instituição “admite que houve um erro de avaliação na manutenção do calendário”, diante da conjuntura política na Faixa de Gaza, principal alvo de disputar entre Israel e Palestina. A decisão ocorre após pressão de estudantes.
“Embora a atividade seja estritamente acadêmica e fruto de uma parceria de longa data, bem como a articulação para promovê-la tenha sido realizada antes da deflagração dos conflitos atuais, a Instituição admite que houve um erro de avaliação na manutenção do calendário, diante da conjuntura política na Faixa de Gaza”, aponta.
A universidade reconhece, ainda, a gravidade do conflito e “coloca-se firmemente contra a guerra e indigna-se com todas as perdas humanas e a destruição ocorridas”, além de defender “a garantia dos direitos humanos das populações atingidas naquela região”. Ainda na nota, a UFC “lamenta profundamente a emergência de conflitos bélicos e seus impactos, inclusive na vida acadêmica de instituições de ensino e pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior”.
EVENTO
O 2º Innovation Challenge Brasil-Israel tem como objetivo, conforme a UFC, “identificar oportunidades de inovação para um desenvolvimento econômico e social inclusivo em soluções aplicáveis tanto no Brasil, quanto em Israel, levando a maiores níveis de produtividade, inclusão, renda e à diminuição de desigualdades econômicas ou sociais regionais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)“.
A iniciativa é promovida pela UFC e a Ben-Gurion University (BGU) de Neguebe, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Ruppin Academic Center (Ruppin), a Peres Academic Center (Peres) e a Sapir Academic College (Sapir) de Israel.
