Há pouco menos de nove meses do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), começa a se movimentar para definir os apoios à sua reeleição. Segundo o prefeito, em entrevista ao OPINIÃO CE, os encontros servem para “iniciar o ano conversando com as bancadas” para ver o que pode ser feito para “melhorar a interlocução” entre os poderes Executivo e Legislativo da Capital.
Nesta semana, duas reuniões já foram realizadas com os vereadores de Fortaleza. Na última segunda-feira (8), o gestor se reuniu com a bancada do PDT da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a maior do Legislativo da cidade. O prefeito afirmou que o encontro com seus correligionários teve como objetivo apresentar as prioridades da Prefeitura para os próximos meses, com destaque para o pacote de investimentos da ordem de R$ 2,2 bilhões em obras em toda a Capital. Nesta terça (9), Sarto se sentou junto aos representantes da Federação PSDB/Cidadania.
“A gente começou reunindo pela bancada do PDT, mas na sequência nós vamos nos reunir com toda a bancada que apoia o projeto da Prefeitura na Câmara”, disse Sarto, pontuando que fará reuniões com toda a bancada de vereadores que fazem parte da sua base de aliados.
Na última segunda, participaram da reunião nove vereadores: Carlos Mesquita (PDT), vice-líder de Sarto; Renan Colares (PDT); Adail Júnior (PDT); Lucio Bruno (PDT); PP Cell (PSD), vice-líder de Sarto; Gardel Rolim (PDT), presidente da CMFor; Raimundo Filho (PDT); Paulo Martins (PDT), vice-presidente da CMFor; Iraguassu Filho (PDT), líder de Sarto.
Na reunião desta terça, participaram os seguintes parlamentares da Federação: Professor Enilson (Cidadania); Cônsul do Povo (PSDB); e Kátia Rodrigues (Cidadania). Além deles, vereadores de outras legendas como Luciano Girão (PP), Veríssimo Freitas (Republicanos) e Didi Mangueira (PDT) estiveram presentes. Iraguassu, líder, e Carlos Mesquita, vice-lider de Sarto, também participaram do encontro desta terça.
“Hoje foi dia de reunir vereadores do PSDB e do Cidadania, que compõem nossa base na Câmara Municipal. Conversamos sobre o trabalho que temos feito nos bairros de Fortaleza, apontando também as prioridades para os próximos meses. Nosso maior propósito é unir forças para melhorar serviços e beneficiar a população que mais precisa”, afirmou Sarto, sobre o encontro.
ELEIÇÕES 2024
Segundo levantamento divulgado pelo instituto de pesquisa Atlas Intel, o prefeito José Sarto aparece na liderança das intenções de votos em dois possíveis cenários, empatado na margem de erro com o presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner. Atrás deles, os dois pré-candidatos petistas mais cotados ao pleito estão o presidente do Legislativo cearense, Evandro Leitão, e a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.
Apesar do bom resultado nas intenções de voto, Sarto aparece com apenas 25% de aprovação e uma reprovação de 45%. A marca de reprovação é a segunda pior dentre os líderes políticos que a pesquisa utilizou no levantamento, atrás apenas de Luizianne e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao OPINIÃO CE, cientistas políticos analisaram o que representam os resultados divulgados.
