Uma comitiva do Partido dos Trabalhadores (PT) encabeçada pelo deputado federal cearense José Guimarães cumpre agenda em Roma, durante esta semana, com o objetivo de fortalecer os laços bilaterais entre Brasil e Itália. O grupo tem uma audiência com o Papa Francisco nesta quinta-feira (11). Este é o segundo encontro do deputado com o Santo Padre, o primeiro tendo ocorrido há 10 anos, quando entregou relíquias do Padre Cícero ao pontífice.
Também está sendo organizada uma mediação para agenda do governador Elmano de Freitas (PT) no país europeu. Conforme o petista, a Itália tem interesse em temas como transição energética e o Ceará pode se aproximar por conta da produção de hidrogênio verde. O parlamentar não detalhou mais informações sobre o futuro compromisso. A comitiva destacou o interesse das autoridades italianas em explorar a produção de energia verde no Ceará, dada a vocação do Estado para ventos e sol abundantes.
Além do líder do governo Lula na Câmara, a comitiva inclui o deputado federal Jilmar Tatto e Ludmila Barreto, da Direção Nacional do PT. O grupo também conta com o diplomata Renato Mosca e a embaixatriz Luciana Duarte.
“É uma oportunidade única fortalecer os laços entre Brasil e Itália, não apenas do ponto de vista diplomático, mas também cultural e econômico. Estamos ansiosos para discutir temas cruciais e promover uma cooperação mais estreita entre nossos países”, disse Guimarães.
