O mês de janeiro é de férias escolares. Normalmente, período de viajar com as crianças. Independente do destino, algumas situações são comuns e sempre pedem atenção especial. Seja uma viagem curta, para um destino próximo, ou uma longa viagem, os deslocamentos com crianças precisam ser pensados para evitar dor de cabeça e não acabar tornando o passeio cansativo e estressante.
Crianças precisam de movimento, distração, de algo para fazer. Dependendo da atividade e do temperamento do seu filho, podem ser necessárias várias atividades em um curto espaço de tempo. Para evitar as telas e envolver os pequenos na viagem seguem algumas dicas.
No carro
Viagens de carro podem ser uma excelente oportunidade para colocar em prática atividades simples, em família, que criam memórias afetivas. Sabe aquela sequência de músicas na playlist que todos cantam junto? É uma delícia! Brinquem de adivinhação, contem histórias e falem sobre o destino da viagem. Programem passeios e atividades e criem uma expectativa positiva. As crianças amam imaginar. Dependendo do tempo de estrada, ofereçam massinha de modelar, revistinhas, brinquedos de encaixe. Pense em algo que garanta possibilidades à criança. Brinquedos com ventosa, que grudam no vidro da janela, são excelentes opções.
Dica de ouro: façam pequenas paradas para um lanche ou simplesmente para “esticar as pernas”.
No ônibus
A viagem de ônibus é mais limitante, principalmente se for a noite. Som, só com fone de ouvido, para não incomodar os demais passageiros. Aposte em brinquedos mais estruturados, que não tenham peças, pequenas para evitar que elas caiam e se percam ou que você tenha que sair procurando durante a viagem. Uma boneca com cabelos longos pode ser uma ótima opção para as meninas que adoram fazer penteados. Papéis para dobraduras e um livrinho de atividades podem agradar aos mais velhos. Leve lanchinhos variados e em pequenas porções e ofereça à criança ao longo do trajeto. Se a viagem for durante o dia, pesquise sobre as cidades que estão na rota e converse com a criança sobre as características e curiosidades de cada local.
Dica de ouro: leve sempre um apoio para a cabeça e um cobertor pequeno para tornar o trajeto mais confortável.
No avião
As viagens aéreas precisam ser bem programadas. Isso porque não há como fazer pausas e o espaço limitado acaba sendo estressante para as crianças. Use e abuse das mochilas de atividades. Reúna nelas itens como livrinhos para colorir, massinha de modelar, carimbos, mini quebra-cabeças, adesivos e outras opções que sejam compatíveis com o interesse da sua crianças. Aqui, por exemplo, algumas cartinhas pokémon e uma playlist no Spotify conseguem manter o Gabriel concentrado por um bom tempo. Para a Laurinha, joguinhos de sequência lógica e memória são sempre sucesso.
Dica de ouro: almofadas extensoras de assento e travesseiros portáteis podem a ajudar a embalar uma boa soneca.
Seja prática
Para ganhar tempo na viagem gaste tempo nos preparativos. Defina o roteiro e prepare malas inteligentes, definindo as roupas de cada passeio. Isso evita excesso de bagagem e vai fazer com que o momento de arrumar as crianças na viagem seja mais rápido e preciso.
A alimentação é sinônimo de preocupação. Se seu filho tem restrições alimentares, entre em contato com o hotel ou o local de hospedagem e trace um plano.
Alinhe as expectativas
Viajar é maravilhoso, mas é também cansativo. Se isso vale para adultos, imaginem para crianças. Faça um roteiro pensando nos pequenos, no que eles gostam e no que você deseja apresentar a eles. Reserve tempo para pausas de descanso, isso é fundamental. Envolva as crianças na viagem. Isso pode ser feito mostrando vídeos e lendo livros sobre o destino. Deixe que elas participem dos preparativos, escolham passeios, que se sintam ativas. Evite levar dispositivos eletrônicos para as crianças. Se não for possível, limite ao máximo o uso. Isso vai fazer com que a criança busque outras alternativas de distração, que fique atenta ao roteiro e curta de verdade a viagem.
Pós viagem
Use e abuse da criatividade. Reserve um dia especial para assistir aos vídeos da viagem com as crianças. Imprima algumas fotos e montem um álbum em família. Sugira que os pequenos desenhem ou escrevam o que mais gostaram na viagem. Vale um lanchinho bem gostoso pra acompanhar esse momento.
10 +
Itens que não podem faltar na bagagem de uma viagem com crianças
Água
Agasalho
Lanchinhos
Muda de roupa na bagagem de mão
Brinquedos de pequeno porte|
Kit de atividades
Medicamentos para situações emergenciais (prescritos pelo pediatra)
Roupas e sapatos confortáveis
Itens que acalmem a criança, como um brinquedo preferido ou uma naninha
Roteiro bem pensado
Em ritmo de férias, Espaço Mais Infância é opção de lazer para as crianças em janeiro
As férias escolares continuam, e o Espaço Mais Infância volta a ser opção de diversão para os pequenos em janeiro. Promovida pelo Sesc e idealizada pelo Governo do Estado, a ação oferece uma variada programação gratuita para crianças até 12 anos na Praça Luiza Távora. As atividades ocorrem de terça a domingo, das 14h às 20h, com brincadeiras, leitura, dicas de nutrição, jogos e música.
Para abrir o mês, a apresentação teatral “K’Os de Variedades” ocorre neste sábado, às 18h30. O espetáculo promete uma abordagem circense dinâmica inspirada no Teatro de Feira, com números do grupo K’Os Coletivo e tendo os palhaços Pipiu e Tramela como condutores.
Já o Espaço Gourmet novamente introduz oficinas criativas com jogos sobre alimentação saudável, culinárias com degustação de pratos diferentes e descrição de benefícios para a saúde infantil. Destacam-se também atividades como Aquarela Nutricional e vídeo debates.
Na Biblioteca, haverá mediação de leitura, jogos literários e oficinas de desenhos temáticos ao longo das semanas do mês. A Sala Multimídia, por sua vez, proporciona jogos estimulantes para a imaginação, enquanto a Sala de Cinema exibe curtas sobre literatura infantil brasileira e animações promovendo empatia e respeito, entre outros. Por fim, a Brinquedoteca será espaço mais uma vez para brincadeiras livres.
Para os menores
O Espaço Mais Infância oferece ainda as Oficinas Baby, para crianças com menos de três anos, que terão atenção especial nos setores da biblioteca, espaço gourmet, cineminha e brinquedoteca, além da sala multimídia. Para incluírem os pequeninos na “festa”, que inclui atividades lúdicas, circuitos psicomotores, musicalização, sensoriais e educação nutricional. Em janeiro, elas ocorrem em duas quintas-feiras, nos dias 11 e 25, com a participação de acompanhantes e o agendamento prévio sendo necessários – Mais informações ao final desta matéria.

Atividade – GELECA
Você sabia que brincar com geleca (comercialmente chamada de amoeba ou slime) traz benefícios para o aprendizado e desenvolvimento infantil? Quando a criança está brincando com a geleca ela percebe a textura, a sensação, as cores e o tamanho. Ela utiliza o tato, o olfato, a audição e a visão. Isso influencia no desenvolvimento de habilidade motoras e cognitivas.
Quer aprender a fazer em casa? Siga as instruções!
Ingredientes
– 1 pacote pequeno de bicarbonato de sódio ou boráx (esse é o ingrediente mais importante);
– água;
– tinta guache da cor de preferência;
– 1 tubo de cola branca.
Modo de fazer
1 Despeje o tubo de cola – o tipo de cola influencia no resultado – em um recipiente;
2️ À parte, dilua 3 colheres de bicarbonato de sódio ou boráx em um copo com 150 ml de água;
3 No recipiente com a cola, misture a tinta guache até deixar a cor uniforme;
4️ Depois vá acrescentando a mistura de água e bicarbonato/boráx aos poucos;
5 A geleca estará pronta quando não grudar mais nas mãos.
*Lembre-se que nada é comestível, não é para ingerir!

