O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), anunciou a criação da Universidade Municipal de Maracanaú. Segundo o gestor, o Polo Universitário de Maracanaú, também a ser criado, vai contar com duas universidades de medicina, uma delas com a “previsão de 200 alunos por semestre”. O prefeito não falou sobre quando o projeto poderia ser iniciado.
Ainda conforme Roberto Pessoa, por meio de suas redes sociais, a cidade tem 200 professores com mestrado e doutorado, que poderiam ocupar as vagas de docentes na instituição. Tentando uma segunda reeleição em Maracanaú – a primeira de 2005-2008 para 2009-2012 -, o Polo Universitário e a Universidade são grandes promessas da campanha do prefeito.
Ver essa foto no Instagram
“A questão do Polo Universitário, eu não tenho a menor dúvida que vai ser mais importante que o Polo Industrial [de Maracanaú]”, completou.
UNIVERSIDADE MUNICIPAL
As universidades municipais, apesar de geridas por um órgão público, são diferentes das universidades públicas, tanto das estaduais – como a Universidade Estadual do Ceará (Uece) – como das federais – como a Universidade Federal do Ceará (UFC). Nas municipais, apesar de não serem consideradas uma instituição privada, há a previsão de cobrança de mensalidades. Estas, no entanto, costumam ser mais em conta do que as cobradas nas particulares.
Apesar da cobrança mensal, as instituições municipais de Ensino Superior seguem as mesmas normas impostas às universidades públicas, ou seja, a contratação de professores se dá por meio de concurso, realizam vestibulares e se submetem às regras de avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Atualmente, poucas universidades municipais existem no país. Dentre elas, destacam se a Universidade de Rio Verde (UniRV) e o Centro Universitário de Mineiros (UniFimes), em Goiás; a Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), no Espírito Santo; a Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina; e a Universidade de Taubaté (Unitau) e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em São Paulo.
