Em 2023, o Ceará teve 104.640 empresas registradas, com destaque para o fato de 78% terem sido abertas por microempreendedores individuais (MEIs). Os dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) mostram que 82.258 MEIs foram abertos. O saldo de aberturas obtido por meio da diferença entre novos registros e encerramentos foi de 38.298 empresas.
Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, em 2023 foi possível avançar na expansão do programa Empresa Mais Simples, que facilita a formalização de empresas, e utilizar tecnologia para aprimorar os demais serviços prestados pela Jucec. “A expectativa é que em 2024 a gente leve o programa aos demais municípios cearenses e proporcionar ainda mais facilidade e acessibilidade aos procedimentos de abertura de empresas no Ceará”.
No Ceará, os municípios que mais se destacaram no último ano com o quantitativo de formalização de empresas foram Fortaleza, com 52.749 registros, Caucaia (3.923), Juazeiro do Norte (3.686), Maracanaú (3.160), e Eusébio (1.720). Apenas em Fortaleza foram concentradas 50% das aberturas de empresas do Estado.
Caucaia e Eusébio, cidades pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), destaques de registros de empresas, fazem parte do grupo de municípios que aderiram ao Programa Empresa Mais Simples em 2023, que possibilita a abertura de empresas em até 5 minutos de forma automática e gratuita. O Programa incentiva o desenvolvimento econômico e torna a formalização mais acessível.
O empreendedor Maurício Gomes abriu uma lavanderia em Fortaleza em 2023, que está há quatro meses em funcionamento. Ele conta que abriu o novo negócio em apenas um dia, visando atender à necessidade dos turistas que estão a passeio na Beira-Mar e precisam fazer uma lavagem de roupa durante a hospedagem. “O processo de registro foi super simples, eu mesmo abri. Super fácil, não senti dificuldade nenhuma” conta o empresário sobre a experiência ao registrar-se como MEI.
Os segmentos com maior número de registros no ano passado foram de serviços, em primeiro lugar, com 64.946; seguido por comércio (31.413) e indústria (8.281). As atividades mais selecionadas são comércios varejistas de artigos do vestuário e acessório, com 9.413, promoções de vendas, com 7.794 e comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, com 6.830.
