Menu

PDT Ceará está sem direção; comissão provisória deve ser instalada até sexta-feira (5)

Com conflitos que se estendem desde as Eleições de 2022, o PDT Ceará está sem direção desde o final de 2023. Até então, o Diretório estadual da sigla vinha sendo presidido pelo senador Cid Gomes. De saída para o PSB, o ex-governador do Ceará havia vencido eleição que garantia sua permanência na presidência até o dia 31 de dezembro. Segundo a assessoria do deputado federal e ex-presidente do PDT Ceará, André Figueiredo (PDT), ao OPINIÃO CE, deverá ser instalada uma comissão provisória até a próxima sexta-feira (5).

Ainda conforme a equipe, o nome que deve assumir o comando provisório ainda não está definido. Em discussão interna entre as lideranças pedetistas, estão sendo alinhados os ajustes para o anúncio da nova comissão. Após a instalação da comissão provisória, deverá ser realizada uma eleição para definir o novo presidente e a mesa diretora do partido. As eleições seguem sem previsão para quando vão ocorrer.

ENTENDA O IMBRÓGLIO

No último mês de julho, Cid e Figueiredo firmaram um acordo para que o senador assumisse a presidência estadual pedetista até o fim de 2023. Após o acordo, no entanto, Cid chegou a ser destituído do comando por Figueiredo, que reassumiu o PDT Ceará. Segundo o deputado, à época, a destituição veio devido ao ex-governador não cumprir com o que teria sido acordado entre os dois.

Leia Mais | Eudoro confirma filiação de Cid e seu grupo ao PSB para o “final de janeiro ou início de fevereiro”

Em outubro, então, Cid convocou eleição para uma nova composição da Executiva estadual do partido. Após idas e vindas judiciais, a Justiça concedeu parecer favorável ao senador, que permaneceu na liderança da sigla até o fim do ano.