Menu

Mais de 200 empregos serão gerados em Itaitinga com instalação de fábrica de carros voadores

Foto: Divulgação/Vertical Connect

Nas últimas semanas, a Vertical Connect, startup cearense de mobilidade aérea, anunciou uma parceria firmada com a prefeitura de Itaitinga para instalar no município uma fábrica para a produção de carros voadores. A expectativa é a geração de mais de 200 empregos na Região Metropolitana de Fortaleza.

O modelo, inicialmente produzido na fábrica será o Gênesis X1, tem a capacidade de dois tripulantes e possui oito rotores. A intenção é que a fábrica gere emprego e renda para o Município. Segundo o prefeito de Itaitinga, Marquinhos Tavares (DEM), os resultados integram o trabalho da prefeitura em atrair grandes empresas para a cidade.

A verdade é que durante muito tempo, Itaitinga foi marcada pela presença dos presídios, mas hoje o que mais chama atenção na cidade é a geração de emprego e renda. Itaitinga ficou, em 2023, dentre os 10 municípios cearenses com o maior saldo na geração de empregos, conforme dados do Caged. A fábrica chega com o objetivo de proporcionar melhores resultados.

PRODUÇÃO

Popularmente chamados de carros voadores, o mockup do veículo Gênesis-X1 apresenta algumas características de um helicóptero, como aterrissar e decolar verticalmente. Ele também tem outra diferença: vai ser elétrico e não usa combustível fóssil. O protótipo foi apresentado em dezembro de 2023, em evento em Fortaleza. O modelo está sendo desenvolvido pela Vertical Connect, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O reitor do IFCE, Wally Menezes, participou do evento ao lado dos colaboradores da Vertical Connect, que é comandado pelo CEO Ruan Carlo Ferreira. O reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Correia, também esteve presente.

Mockup é uma representação gráfica que simula o tamanho, formato, perspectiva, textura, cor, além de outros detalhes que constem no desenvolvimento do projeto. É considerada a melhor forma de visualizar o design de maneira clara e realista, sem que o objeto a ser apresentado já esteja na linha produção. A empresa fez a apresentação do conjunto estrutural de hélices e motores, design e características de voo do modelo X-1. Nos próximos meses deverá ser feita a apresentação do interior do protótipo, bem como dos sistemas de voo e aviônicos, que são os equipamentos eletrônicos e/ou de processamento de dados que permitem efetivamente o voo do eVTOL.