Menu

Rei Roberto Carlos abre Réveillon de Fortaleza 2024 nesta sexta-feira com repertório clássico

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O tradicional Réveillon de Fortaleza começa nesta sexta-feira (29) em grande estilo, com show de Roberto Carlos, e promete três dias de muita alegria e música para moradores e turistas. O artista deve encantar diversas gerações de admiradores da música brasileira, trazendo no repertório desde clássicos da Jovem Guarda e início de carreira, até às mais recentes canções românticas. O show está previsto para às 20h, no Aterro da Praia de Iracema.

Ao longo de sua trajetória, o artista alcançou a marca de 150 milhões de discos vendidos, com mais de 600 composições e 70 álbuns lançados no País. No setlist estão canções consagradas como Calhambeque, Como é grande o meu amor por você, Nossa Senhora, Amigo, Emoções, Jesus Cristo, Detalhes e Esse Cara Sou Eu.

Já neste sábado (30), se apresentarão Mara Pavanelly e Nonato Lima, Péricles, Luísa Sonza, Marisa Monte, Xand Avião, Bell Marques, Muri Huff e Mari Fernandes. A noite da virada, por sua vez, será com Paulo Benevides, Giovana Bezerra e Camila Marieta, seguindo com Marina Sena, Ney Matogrosso, João Gomes, Wesley Safadão, Titãs, Alok e Taty Girl. O cearense Wesley Safadão comandará a hora da virada, de domingo para segunda.

A expectativa é que Fortaleza tenha um impacto positivo de mais de R$ 3,4 bilhões na economia com o evento e a chegada de 600 mil turistas durante todo o período de alta estação. São aproximadamente 5 mil pessoas envolvidas na operação, que inclui os três dias de Réveillon.

EXPECTATIVA

Segundo dados da plataforma “Semrush”, Fortaleza tem o Réveillon de 2024 mais buscado em sites de pesquisa do Brasil. O levantamento mostra que a capital cearense teve um aumento de 237,5% de procura em relação ao mesmo período do último ano, sendo a líder do ranking e ultrapassando a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ranking mostra ainda que as cidades litorâneas dominam o top 10 dos destinos mais buscados, com grande maioria para praias do Nordeste.

Para recepcionar os convidados, a festa conta, neste ano, com uma mega estrutura de 95,2 mil m² e promete receber milhares de espectadores. A infraestrutura do evento começou a ser montada no dia 1º de dezembro e será finalizada nesta quinta-feira (28). O palco possui uma área total de 74 metros de largura por 22 metros de altura, incluindo-se as estruturas laterais e cenográficas. A área útil (boca de cena) do palco, por sua vez, tem área 24x20m.

Além do palco, a estrutura de som e luz também é grandiosa. Para aqueles que estiverem mais distantes do palco, a estrutura também conta com 580m2 de painéis de LED de alta definição, incluindo dois telões laterais e um de fundo. Ao longo da área do evento haverá, ainda, 600 pontos de iluminação diversos, distribuídos pelo palco e nas oito torres de delay, equipamentos que auxiliam também na replicação do som, com 4 metros de altura.

A fachada do palco tem inspiração na arquitetura da cidade, com arcos representando o sol e a cidade da luz. Para iluminar a fachada, serão utilizados 300 metros de fitas de LED. O objetivo é tornar a estrutura mais sustentável, sem lonas, dando destaque aos eletrônicos, além de uma malha preta para intensificar a iluminação. Durante o evento, serão disponibilizados cinco baterias de banheiros químicos, totalizando 310 cabines, sendo 150 na direção do mar e outros 160 na direção da avenida.

ACESSIBILIDADE

A área para pessoas com deficiência (PCD), adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ficará localizada na lateral direita do palco, ao lado da Avenida Beira-Mar, a 15 metros de distância da área frontal do palco. A entrada da área contará com sinalização adequada para identificação do espaço, além de rampa com controle de acesso e passarela até o elevado. O espaço tem capacidade para 100 pessoas, incluindo acompanhantes. Serão disponibilizados dois banheiros adaptados localizados ao lado da área PCD (um masculino e um feminino). Além disso, os telões de LED ao lado do palco trarão profissionais intérpretes de Libras que farão a tradução em tempo real durante o evento.

Todo o público que utiliza o espaço PCD tem direito a um acompanhante. Serão adotadas as regras obedecendo a capacidade do espaço disponibilizado.

OPERAÇÃO

Pelo segundo ano consecutivo, o Réveillon de Fortaleza trará uma proposta sustentável para reciclar os resíduos produzidos na Avenida Beira-Mar e gerar renda para os catadores. Nos três dias de festa, a meta é coletar 10 toneladas de recicláveis. A operação será de responsabilidade do Re-ciclo, projeto coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). A festa também contará com reforço na segurança e com operação especial de trânsito e transporte público.