O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), nomeou o promotor de Justiça Haley de Carvalho Filho como o novo Procurador-Geral de Justiça (PGJ) para o biênio 2024/2025. Nas suas redes sociais, o chefe do Executivo cearense desejou boa sorte ao futuro chefe do Ministério Público, e agradeceu aos serviços de Manuel Pinheiro, atual PGJ. Haley ficou em segundo lugar em lista tríplice votada pelos membros do Ministério Público do Ceará (MPCE), com 219 votos.
Ver essa foto no Instagram
“Informo aos cearenses que o promotor de Justiça Haley de Carvalho Filho foi nomeado como novo procurador-geral de Justiça (PGJ) para os próximos dois anos. Desejo boa sorte e ótimo trabalho ao procurador e aproveito para agradecer ao atual chefe do Ministério Público, Manuel Pinheiro, pela parceria ao longo dos últimos anos, sempre respeitando a atuação e a autonomia do órgão”, escreveu o governador.
LISTA TRÍPLICE
No último dia 1º de dezembro, durante eleição interna do MPCE, os candidatos assinaram um “termo de compromisso”, onde os segundo e terceiro colocados em lista tríplice votada pelos membros do Ministério Público se comprometeram a renunciar ao cargo. De tal forma, o mais votado seria escolhido pelo governador.
No dia 14 deste mês, no entanto, Elmano encaminhou um ofício à presidência da Comissão Eleitoral da formação da lista. O ofício enviado contestava o acordo realizado e enfatizava que a escolha cabia ao chefe do Executivo cearense. Os candidatos haviam assinado um documento em que se comprometiam em não aceitar a indicação do governador caso o nomeado não seja o mais votado da lista tríplice. Com 258 votos, Enéas Romero de Vasconcelos foi o mais votado na eleição realizada entre os membros do MPCE.
