Menu

Obras do Cinturão das Águas no Cariri devem ser concluídas em 2024, afirma Elmano

Foto: Divulgação

Visando intensificar a distribuição de água para o sertanejo, o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), assinaram as ordens de serviço para o início das obras do Ramal do Salgado e para a retomada das obras do lote 3 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na última terça-feira (19). O evento ocorreu no distrito de Felizardo, no município de Ipaumirim.

Para o governador, as obras são demandas importantes não apenas para a população da Região do Cariri, mas como para toda a população do Estado. “Obra muito importante, ainda mais no momento em que nós estamos sabendo que tem uma previsão de seca em 2024 e não sabemos como será em 2025, nem em 2026. Portanto, acelerar essa obra é muito estratégico, muito importante para o povo cearense”, afirma.

RAMAL DO SALGADO

O Ramal do Salgado integra o projeto original da estrutura do Eixo Norte da Transposição do São Francisco e vai permitir que 4,7 milhões de pessoas de 54 cidades cearenses tenham acesso à água do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A obra, ainda, terá uma infraestrutura total de 34,3 quilômetros de extensão e será responsável pelo transporte de água do São Francisco desde o Ramal do Apodi, na Paraíba, até o leito do Rio Salgado, ampliando a capacidade de entrega de água para o Ceará e reduzindo em 150 km a viagem das águas até o Castanhão.

CINTURÃO DAS ÁGUAS

O encontro firmou a retomada das obras do lote 3 do cinturão das águas que começa em Barbalha, passando por Juazeiro e terminando no Crato, com 25,3 Km de canais e 8,9 Km de sifões. Ao todo, o contrato tem valor total de R$ 319 milhões e vai representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado.