A Prefeitura de Maracanaú, por meio da da Secretaria da Saúde, em colaboração com a Secretaria da Educação e o Instituto de Gerenciamento Médico (IGM), entrega nesta quarta-feira (20) o primeiro lote de óculos do Projeto Ver e Ler, beneficiando mais de 700 estudantes da rede municipal.
O maior objetivo do programa é desenvolver estratégias de inclusão escolar, focando na saúde visual de crianças, adolescentes e adultos. Com ações inclusivas escolares e preventivas de saúde ocular, o Ver e Ler busca garantir que cada estudante tenha a capacidade de enxergar claramente o mundo e, assim, alcançar seu pleno potencial acadêmico.
Ao longo do último mês, mais de 2,3 mil alunos da rede municipal de Maracanaú participaram do projeto, passando por consultas e exames oftalmológicos gratuitos para diagnosticar problemas de visão. Até o momento, o Ver e Ler já registrou a solicitação de mais de mil óculos.
Após a fase de diagnóstico, os estudantes puderam escolher entre mais de 50 opções de armações. A ideia é dar identidade o acessório importante para a melhoria da qualidade de vida e desempenho escolar. O evento de entrega contemplou alunos de 10 escolas municipais.
ACOMPANHAMENTO
O Ver e Ler não se limita apenas à distribuição de óculos, mas também envolve um processo cuidadoso e dividido em três fases. A triagem dos alunos, os exames oftalmológicos para os que avançam para a segunda fase e, finalmente, a escolha e entrega dos óculos para os identificados com a necessidade de uso de lentes corretivas.
Para tornar todo o processo acessível, o programa disponibiliza o Consultório Móvel Oftalmológico nas escolas, contando com uma equipe capacitada composta por médicos oftalmologistas, auxiliares de exames em Oftalmologia e analistas técnicos de Ótica. Além disso, uma ótica móvel é disponibilizada para que os alunos possam escolher as armações de forma conveniente.
