O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), foi eleito o terceiro melhor ministro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa realizada em todo o País pela Quest. Acima de Camilo, aparecem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB). A avaliação positiva de Camilo Santana é inédita na história do Ministério da Educação. Os gestores da pasta nunca apareceram ou foram citados positivamente nas pesquisas.
O ex-chefe do Executivo cearense teve 2% dos entrevistados a seu favor. Haddad e Dino tiveram, respectivamente, 7% e 4%. Após Camilo, aparecem a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), com 1%, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), também com 1%. 7% dos entrevistados responderam outros ministros de Lula, e 79% não souberam ou não quiseram responder.
PESQUISA QUEST
A Pesquisa Quest avaliou ainda como a população avalia o Governo Lula. 36% dos entrevistados, conforme o levantamento, avaliam o trabalho do chefe do Executivo federal como positivo. Em outubro, no último mês em que houve a pesquisa, o Governo Lula era avaliado como positivo por 38% dos entrevistados. Ou seja, houve uma diminuição de dois pontos percentuais entre os dois levantamentos. Ainda conforme a pesquisa divulgada mostra 32% dos entrevistados avaliando a gestão como regular; 29% a consideram negativa; e outros 3% não souberam ou não quiseram responder. Para o levantamento, foram unidas 2.012 pessoas entre os dias 14 e 18 de dezembro.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
