Menu

Prefeitura chega a 100 obras entregues na área da educação em Fortaleza

A secretária da Educação Dalila Saldanha, destaca que a marca de 100 obras entregues demonstra o compromisso da gestão em requalificar o parque escolar. Fotos: Tainá Cavalcante/ Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta segunda-feira (18), a Escola de Tempo Integral (ETI) Professora Maria Mirtes Bastos Mangueira, localizada no bairro Granja Lisboa. É a 100ª obra concluída na área da educação desde o ano de 2021. A escola entregue atende à demanda de 420 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Como destacou a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, a marca de 100 obras entregues demonstra o compromisso da gestão em requalificar o parque escolar, dando melhores perspectivas de vida para estudantes e transformando a vida das comunidades próximas às unidades.

“As obras da educação mostram um esforço da Prefeitura em transformar a Cidade para melhor. Quando as escolas são entregues, elas trazem consigo um entorno todo requalificado e urbanizado para que as pessoas possam ter fácil acesso ao equipamento, beneficiando famílias, estudantes e profissionais”, destacou Dalila Saldanha.

Samuel Dias, secretário da Infraestrutura, salienta que as obras fazem parte do maior orçamento em infraestrutura de educação já feito na História de Fortaleza. “Não são obras simples, pois são escolas totalmente reformadas, novas unidades com um projeto inovador de tempo integral. Algumas seguem a mesma estrutura física das ETIs, mas que se tornam de tempo parcial devido à alta demanda”, complementou o titular da Seinf.

Com um investimento superior a R$ 13,8 milhões, a ETI Professora Maria Mirtes Bastos Mangueira é a nona escola de tempo integral inaugurada pela gestão municipal desde 2021. Dessa forma, Fortaleza passa a contar com 36 escolas do formato na Rede Municipal de Ensino.

Sophia Patrício, estudante do 7ª ano, elogiou a estrutura da nova escola e comentou que está participando do grêmio estudantil, projeto de protagonismo juvenil. “Essa escola foi uma coisa muito boa porque, com todos esses equipamentos, nós temos oportunidades de aprender ainda mais. Gostei muito dos laboratórios e da Sala de Inovação, pois também aprendemos de uma forma mais divertida. Também tem os clubes. Eu estou participando do grêmio. Lá, apresentamos várias ideias de cultura e esporte para todos, além de ajudar a direção da escola na organização das fichas de merenda e na conscientização pela limpeza”, comentou.

David Kauã, estudante do 8º ano, disse que teve um pouco de dificuldade de adaptação à ETI, mas que hoje consegue avaliar os benefícios da modalidade. “Eu sou atleta de jiu-jitsu. No começo, não estava gostando muito de estudar à tarde, pois tinha conflito com meus horários de treino. Hoje, já me adaptei. E a escola de tempo integral tem uma estrutura muito melhor, por exemplo, com a Sala de Inovação, onde os computadores nos ajudam a compreender melhor as matérias e também tem os laboratórios mais equipados”, comentou

Além da jornada integral, de 7h30 às 16 horas, os alunos das ETIs de Fortaleza contam com três refeições diárias; disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida; disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos, além de atividades laboratoriais de Informática, Biologia, Química, Física e Matemática.

A nova escola dispõe de 12 salas de aulas temáticas, três laboratórios, biblioteca, cozinha, refeitório, auditório, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e coordenação de área, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários e depósitos.

As ETIs fazem parte de uma política pública ampla na Capital, que pretende universalizar o ensino integral em todas as etapas de ensino. De acordo com dados preliminares do Censo Escolar 2023, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fortaleza tem hoje 64,9% de seus alunos beneficiados com a jornada ampliada de tempo integral, quando consideradas as demais etapas de ensino, como infantil e berçário.

100 OBRAS

A ETI Professora Maria Mirtes Bastos Mangueira soma-se às outras 99 obras entregues na área de educação nos últimos anos. Entre as obras, estão, 11 escolas, 29 centros de educação infantil (CEIs), sete escolas-areninhas e duas novas quadras, além da requalificação de 25 unidades de educação e da reforma de 25 quadras esportivas.

Os bairros beneficiados por essas iniciativas abrangem diversas áreas da Cidade, incluindo Vila Velha, Parque Dois Irmãos, Moura Brasil, São Gerardo, Parangaba, Jardim Iracema, Jangururssu, Paupina, Sapiranga, Pici, Mondubim, Conjunto Ceará, Autran Nunes, Serrote, Olavo Oliveira, Barroso, Pirambu, Canindezinho, Quintino Cunha, José Walter, Luciano Cavalcante, Serrinha, Messejana e Praia do Futuro.

Além disso, a Prefeitura destaca ainda conquistas como berçários nos 29 novos CEIs, o fortalecimento da Política de Tempo Integral, o foco na Educação Inclusiva e a valorização profissional, com destaque para a realização de concurso público para 2 mil professores.