O município de Russas, no Vale do Jaguaribe, receberá em breve o Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha, um empreendimento da CGN Brasil, grupo estatal chinês, que contará com um investimento de R$ 650 milhões, em uma área de 304 hectares e com capacidade instalada de cerca de 165 megawatts. O empreendimento vai gerar, durante as obras, 700 empregos diretos e indiretos. As obras estão previstas para iniciar no primeiro trimestre de 2024 e importantes empresas do setor estarão envolvidas na implantação do projeto.
A cerimônia de lançamento e abertura das obras aconteceu nesta sexta-feira (15), na sede da CGN Brasil, em São Paulo, e contou a presença do prefeito de Russas, Sávio Gurgel.
“Há décadas Russas não recebe um empreendimento tão grandioso como este, que vai gerar centenas de empregos, movimentando de forma significativa a economia local. Como prefeito de Russas, me sinto honrado em fazer parte deste momento histórico que vai colocar nosso município como um dos maiores produtores de energia solar do Ceará”, afirmou o prefeito.
A CGN Brasil é uma empresa dedicada a projetos com fontes de energia renovável. Cada usina terá uma capacidade de 41,24 MW, totalizando uma capacidade de geração de energia de 164,98 MW. Atualmente, a CGN Brasil conta com sete usinas eólicas e duas usinas solares em operação, que somam uma capacidade de mais de 1.444 MW de geração.
