Menu

Dom Gregório Paixão é empossado como arcebispo de Fortaleza

Dom Gregório Paixão ressaltou que veio para servir aos fiéis. Foto: Reprodução/Instagram Arquidiocese

O novo arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, foi empossado na noite desta sexta-feira (15), na Catedral Metropolitana. o cronograma do evento começou às 18 horas com a saída da Residência Episcopal e em seguida foi recebido pelo pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino.

Após beijar a cruz e aspergir água benta nos presentes, Dom Gregório Paixão se dirigiu à Capela do Santíssimo Sacramento para um momento de oração silenciosa. Encerrada a oração, o arcebispo foi paramentado para presidir a Santa Missa na Cripta da Catedral. Antes, foi empossado por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, agora arcebispo emérito e administrador apostólico da Arquidiocese de Fortaleza.

“O senhor tem o nome gravado nesta diocese. Obrigado pelos quase 25 anos de pastoreio desse povo que o ama”, disse Dom Gregório Paixão a Dom José Aparecido Tosi Marques no momento em que assumiu oficialmente a Arquidiocese de Fortaleza.

UM SERVIDOR

Durante a homilia, Dom Gregório Paixão falou que não poderia esquecer os que passam fome e convocou os fiéis para darem atenção e acolham os pobres. Destacou ainda o Evangelho de Jesus, que não veio ao mundo para ser servido, mas para servir. “Vim para servir vocês. Sou novidade para vocês e vocês são novidade para mim. Bato à porta para entrar no coração de vocês”, disse.

MISSA DE POSSE

A missa de posse foi aberta ao público. Participaram do momento autoridades civis e militares, com lugares reservados para os Ministros Ordenados, convidados, familiares e outros provenientes de Petrópolis (RJ). Confira como foi a programação:

  • 1° Momento: Saída da Residência Episcopal com o novo Arcebispo, o Administrador Apostólico e o Bispo Presidente do Regional Nordeste I da CNBB – Ceará;
  • 2° Momento: À porta da Catedral Metropolitana de Fortaleza – com a presença do Pároco da Catedral e o Colégio de Consultores;
    Ósculo da Cruz e aspersão do povo com a Água Benta;
  • 3° Momento: Momento de oração silenciosa, do novo Arcebispo, na Capela do Ss. Sacramento;
  • 4° Momento: Paramentação para a Missa na Cripta da Catedral;

Presidente da Posse: Dom José Antonio Ap. Tosi Marques | Administrador Apostólico da Arquidiocese de Fortaleza e Arcebispo emérito

  • 1º Momento: Leitura das Letras Apostólicas;
  • 2º Momento: Entrega da Cátedra e do Báculo ao novo Arcebispo Metropolitano;
  • 3º Momento: Saudação de alguns representantes do Clero e dos Leigos ao novo Arcebispo:
  • Membros do Colégio de Consultores, os últimos Vigários Gerais e Episcopais, Pároco da Catedral, Pe. Dom Marcos, OSB, representação da Vida Religiosa, representação dos Leigos, representação dos Seminários, algumas Autoridades públicas: Governador do Estado do Ceará e Prefeito Municipal da Cidade Metropolitana de Fortaleza.

Presidente da Celebração: Dom Gregório Paixão, OSB | Arcebispo Metropolitano de Fortaleza empossado | Formulário Litúrgico da Missa pela Igreja local