Menu

Diretório Estadual do PT aprova filiação de Evandro Leitão e mais sete prefeitos cearenses

“Estou em paz comigo”, disse o deputado estadual Evandro Leitão às vésperas da aprovação de sua filiação ao PT. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) deixou o PDT em meio à crise do partido, por se sentir perseguido na legenda. Após meses de incerteza, Evandro escolheu o PT. O Diretório Estadual validou o pedido de filiação, na tarde desta quinta-feira (14).

A aprovação fazia parte de um ritual. Antes do rito, contudo, o ingresso do parlamentar no Partido dos Trabalhadores já estava acertado. Primeiro pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza do grupo político comandado por Camilo Santana, Elmano de Freitas e Cid Gomes, Evandro já contava com uma sólida base de apoio no partido. Desde colegas que fechavam com seu nome como candidato, mesmo que filiado a outra legenda, até os que dizem que o PT terá candidato próprio e que Evandro teria que estar, sim, na legenda.

Perguntado sobre a disputa com outros pré-candidatos petistas para a disputa de 2024, Evandro tangencia: “cada agonia a sua hora”. O certo é que sua pré-candidatura foi construída ao longo do ano, gabaritada em seu trabalho à frente da Alece – onde é visto com simpatia até por parte da oposição. Os movimentos de Evandro se refletem na proximidade e deferência das lideranças petistas, dos colegas de parlamento ao governador, passando pelo ministro da Educação.

O deputado chega forte ao PT. Nesta semana, foi recebido por Lula, que se fez fotografar demonstrando seu apoio ao novo companheiro de partido. O presidente sabe do quadro político estadual e da existência de outras pré-candidaturas.

A filiação de Evandro terá ainda um ato público. Além dele, outros sete nomes foram aprovados para filiação ao PT, os quais são: ⁠Italo Brito (Prefeito de Nova Olinda); ⁠Professor Marcelão (Prefeito de São Gonçalo do Amarante); ⁠Laís Nunes (Prefeita de Icó); ⁠Sebastiãozinho (Prefeito de Chaval); ⁠Aníbal Filho (Prefeito de Granja); ⁠Kennedy Aquino (Prefeito de Uruoca); e ⁠Guilherme Saraiva (Prefeito de Barbalha).

A filiação desses nomes acontecerá no próximo domingo (17), às 9h e conta com a confirmação da presença do ministro da Educação Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas, da senadora Augusta Brito e do líder do governo Lula, deputado federal José Guimarães. O evento será realizado no auditório do Hotel Oásis Atlântico. No centro, estará o novo petista que mira o Paço Municipal.