Após duas semanas de atendimentos no Ginásio Paulo Sarasate, o mutirão Procon Zera Dívida registrou um volume de R$ 56,5 milhões em dívidas renegociadas. Entre 27 de novembro e 8 de dezembro, 18.720 consumidores realizaram agendamentos para participar do feirão, que terminou na sexta-feira (8). Do total de agendamentos, pelo menos 17,2 mil compareceram à praça de esporte para participar do feirão. A quantidade de atendimentos durante o Procon Zera Dívida é semelhante ao número de consumidores em todo o ano passado nas unidades de todos os núcleos do Procon, quando foram atendidos 18.183 consumidores.
Concessionárias de água e esgoto e de energia elétrica foram as mais procuradas, seguidas de bancos e operadoras de cartão de crédito. O tempo médio de atendimento ficou em torno de 30 minutos para cada negociação agendada. As maiores queixas dos consumidores eram de juros e multas abusivos.
Na segunda semana de feirão e mesmo faltando ainda um dia para encerrar a ação, a quantidade de atendimentos já superava toda a semana anterior. Foram 10.573 registros frente a 6.627 da primeira semana. Nas negociações, foram registrados descontos de até 99,9%. Para participar do Mutirão Zera Dívida, as empresas se comprometeram a oferecer descontos diferenciados ao consumidor com descontos e prazos especiais para o pagamento do débito.
Para o presidente do Procon Fortaleza, Wellington Sabóia, o Mutirão Procon Zera Dívida se apresenta no calendário anual como uma alternativa de renegociar dívidas com condições diferenciadas, além de resgatar a dignidade das pessoas que tentam voltar ao mercado de consumo. “Durante todos estes dias, tivemos um feirão que prezou pelo atendimento rápido e com conforto, em local de fácil acesso, permitindo que famílias de bairros de todas as regionais da Capital conseguissem chegar ao Ginásio Paulo Sarasate”, frisou.
Empresas que participaram do Feirão:
- Banco BMG
- Banco C6
- Banco do Brasil
- Banco Itaú Unibanco
- Banco Itaú Conta Corrente
- Banco Pan
- Banco Santander
- Beth Set
- Cagece
- Caixa Econômica Federal
- Cartões Itaucard (Credicard)
- Casa Pio
- Centro Universitário Estácio do Ceará
- Centro Universitário Unifanor Wyden
- CDL (SPC / Serasa)
- Claro
- Colégio Manoel da Silva (sede Álvaro Weyne)
- Colégio Manoel da Silva (sede Carlito Pamplona)
- Colégio São Lucas
- Connect
- Crefisa
- C Rolim
- Enel
- Fortbrasil
- Hipercard
- Oi
- Sapataria Nova
- Tecidos & Cia
- Telefônica Brasil Vivo
- Tim
