O governador Elmano de Freitas (PT) decidiu cancelar sua live semanal, que ocorreria nesta quarta-feira (13), após apresentar “forte rouquidão e sintomas gripais”. “Retornaremos na próxima quarta-feira, com novidades e informações em diversas áreas do Estado. Grande abraço!”, disse Elmano em suas redes sociais. Apesar dos sintomas característicos da covid-19, o governador não confirmou se realizou o exame e se o mesmo deu positivo.
Ver essa foto no Instagram
Na segunda (11), Elmano já havia cancelado um outro compromisso: a sanção do projeto de Passe Livre dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A cerimônia estava marcada para às 15h, no Palácio da Abolição. O motivo do adiamento, no entanto, não foi informado pelo Executivo estadual. Nos últimos dias, a vice-governador Jade Romero (MDB) assumiu a maior parte dos compromissos.
Quem positivou para a covid-19 foi a senadora Augusta Brito (PT). Ela e Elmano estiveram juntos na sexta edição da Caravana Federativa, iniciativa realizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e que reuniu prefeitos, lideranças e gestores municipais. O encontro ocorreu no Centro de Eventos.
CASOS DE COVID
O Ceará observa, nas últimas semanas, um aumento de casos de covid-19. Foram mais de 3,6 mil confirmações em um intervalo de um mês, entre 2 de novembro e 2 de dezembro. Atualmente, a vacina é indicada contra a doença a partir dos seis meses de vida para toda a população.
Em caso de sintomas gripais, a população deve procurar um atendimento médico e realizar o teste, quando houver recomendação do profissional de saúde. Além disso, para evitar quadros mais graves, as autoridades recomendam que a população atualize o esquema vacinal. Atualmente, os imunizantes são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Vapt Vupt, mediante agendamento. Para ter acesso, é preciso apresentar documentos originais de identidade com foto e, se possível, comprovante de vacinação anterior.
