Menu

Solicitação de carteira estudantil 2023, em Fortaleza, termina no próximo dia 22

Fortaleza é a primeira cidade do País a conceder passe livre estudantil sem restrição de rede de ensino, nível escolar, sem critérios socioeconômicos ou outros fatores limitantes de público beneficiado (Foto: Beatriz Boblitz)

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), que gerencia o transporte público na capital cearense, informou que o prazo de solicitações de 1ª e 2ª via das carteiras estudantis 2023 se encerra no próximo dia 22 de dezembro, de forma presencial, nos postos de atendimento para os estudantes da rede pública ou privada. Já pela plataforma digital, o tempo é menor, acabando na próxima sexta-feira (15). Os estudantes da rede privada devem efetuar o pagamento dos boletos até o dia 22 de dezembro para garantir seus pedidos.

Entre os dias 26 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024, o atendimento para carteiras estudantis será suspenso para atualização do sistema, sendo retomado no dia 2 de janeiro, com o início das solicitações das carteirinhas 2024. A partir dessa data, também serão permitidos os pedidos de 2ª via da carteira 2023.

A Etufor ressaltou que os estudantes devem manter sua biometria facial/foto atualizada no sistema para que o validador possa identificá-los nas catracas. Aqueles que solicitaram o documento e ainda não receberam, devem consultar o seu pedido na plataforma virtual. Além disso, os beneficiados devem confirmar a matrícula junto à instituição de ensino para que a carteira seja liberada para entrega às entidades estudantis.

Em 2023, até o mês de dezembro, foram confeccionados 281.063 documentos de identificação estudantil. Com a carteirinha, o estudante garante o passe livre estudantil sem restrição de rede de ensino, nível escolar, sem critérios socioeconômicos ou outros fatores limitantes de público beneficiado, ou seja, de maneira universal para todos os estudantes.

Todos os estudantes residentes em Fortaleza, independente do seu endereço, têm direito a duas passagens diárias, não cumulativas, válidas em dias úteis e letivos, de acordo com o calendário estipulado pelas instituições de ensino. O documento utilizado para a validação é a própria carteirinha de estudante, sem necessidade de nenhum cadastramento.