Menu

Justiça Eleitoral adia julgamento sobre desfiliação de Evandro Leitão do PDT

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão. Foto: Beatriz Boblitz/Arquivo

Foi adiada a sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que iria analisar embargos de declaração do PDT nacional no processo de desfiliação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, do PDT. A reunião, que iria acontecer nesta segunda-feira (11), foi adiada para a próxima semana. Em outubro, o TRE autorizou, por unanimidade, a desfiliação do parlamentar, sem a perda de mandato. Agora, o Tribunal deve analisar o recurso apresentado pela Executiva nacional, última fase do processo no âmbito estadual.

Para a próxima semana, estão marcadas quatro sessões, nos dias 18 e 19, pela manhã e tarde. A agenda, no entanto, ainda está sendo fechada, conforme apurado pela reportagem. O PDT nacional, liderado pelo deputado federal André Figueiredo, deve recorrer da decisão na Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo o colunista do OPINÃO CE, Roberto Moreira, Evandro deve se filiar ao PT no próximo sábado (16), em mega evento promovido pelo partido. A decisão foi tomada a partir de uma conjuntura nacional, sob influência direta da Conferência Nacional do PT, realizada em Brasília, neste fim de semana. A direção nacional do partido quer apostar em nomes fortes em todos os estados brasileiros e Evandro se encaixa nesse perfil.

Segundo o líder do governo Elmano de Freitas na Casa, deputado Romeu Aldigueri, que também tenta deixar o PDT, diante da conjuntura, Evandro terá que se filiar ao PT para pleitear a disputa à Prefeitura de Fortaleza em 2024.

Na Conferência Nacional, o presidente Lula levou todas as grifes do partido nos estados e as lideranças nacionais. A missão é eleger o maior número de prefeitos. No Ceará, o PT tem 28 gestores municipais. A engorda do partido foi promovida pelo ministro Camilo Santana. O projeto é dobrar ou mais que dobrar o número de prefeitos no Ceará. O PDT tem o protagonismo na política do Ceará mesmo tendo sido derrotado na eleição. São 54 prefeitos, deputados federais, 13 deputados estaduais e mais de duas centenas de vereadores, sendo 14 só em Fortaleza. O PT merece o protagonismo se a população concluir que sim, através do voto.

Para que Evandro consiga disputar como cabeça de chapa em 2024 pelo PT terá, no entanto, que convencer outros quadros do partido que já lançaram suas pré-candidaturas: Luizianne Lins, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar. A ex-prefeita Luizianne Lins é considerado um quadro histórico e tem demonstrado não abrir mão de disputar as prévias. Dentro da disputa, quem vencer internamente, no diretório municipal, presidido por Guilherme Sampaio, aliado da ex-prefeita, exercerá o direito de disputar o Paço Municipal.