De acordo com estimativa do portal R7, o Fortaleza foi o time com maior distância percorrida entre todos os times da última edição do Campeonato Brasileiro Série A. O Tricolor do Pici deve ter viajado cerca de 86.555 quilômetros, o suficiente para dar duas voltas completas no planeta e mais um trecho de 6.555 km.
O cálculo considerou as idas e vindas em linha reta apenas entre as sedes de clubes, desconsiderando que algumas partidas sofreram alterações de logística, como mudança de mando de campo.
A distância percorrida pela equipe do Fortaleza é cerca de 36% maior que o segundo time que mais viajou, o também nordestino Bahia, que aparece com 55.096 quilômetros. Na outra ponta, os três grandes da capital paulista, Palmeiras, São Paulo e Corinthians, registram a menor estimativa de trajeto percorrido, com 22.216 quilômetros. Ou seja, quase quatro vezes menor que o Leão.
Marcelo Paz, que recentemente renunciou à presidência do Fortaleza para assumir a liderança da SAF tricolor, exaltou o feito mostrando as dificuldades enfrentadas pelo clube. “Mesmo com a pior logística do campeonato (…) um honroso 10º lugar na competição e mais uma vez vaga continental. Fomos muito eficientes”, celebrou.
“Em gestão, um dos conceitos de eficiência é: fazer mais, com menos e melhor. Agradeço a todos que ajudaram nesse processo: torcida, jogadores, funcionários, comissão técnica, patrocinadores e apoiadores. Que em 2024, cada um possa fazer um pouco mais pra irmos mais longe”, destacou Marcelo Paz.
Não é a primeira vez o Tricolor aparece com destaque por causa da difícil logística. Em 2021, um levantamento do Esporte News Mundo apontou que, naquele ano, o Fortaleza viajou cerca de 97.086 quilômetros. O Leão só ficou abaixo do seu rival, o Ceará, que viajou aproximadamente 107.955 quilômetros. A diferença se deu pelas longas viagens internacionais como para La Paz e Sarandí que Vovô enfrentou.
