O projeto “Travessias Artesanais”, resultado de parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae Ceará) e o Instituto Catarina Mina, contou com uma exposição dos produtos artesanais realizados pelo Ceará. A cerimônia ocorreu na última semana, na sexta-feira (8) e no sábado (10). Segundo Katileia Guedes, editora da economia criativa do Sebrae Ceará, o órgão tem o objetivo de valorizar “cada vez mais” o artesanato cearense.
“O projeto Travessias Artesanais não é à toa, é porque ele circulou o Ceará inteiro”. Ela destacou seis cidades cearenses que tiveram produtos expostos na última semana. “Desde a praia de Aracati com o labirinto, até o crochê em São Gonçalo do Amarante. Passamos por Sobral com a fibra da carnaúba, fomos para Tianguá com a fibra do croá, uma fibra que só existe lá. Chegamos também no filé de Jaguaribe e o bilro da região do Trairi”.
O superintendente do Sebrae no Ceará, Joaquim Cartaxo, também falou sobre a ocasião. “Um dos projetos mais importantes que o Sebrae desenvolve hoje junto com a Catarina Mina, que é um projeto que valoriza o nosso artesanato e valoriza as nossas raízes populares que estão aí pelo Interior, seja no litoral, no sertão, nas nossas chapadas e nas nossas serras”, disse.
“É com alegria enorme que o Sebrae participa desse projeto, está aqui nessa exposição nessas coleções que estão sendo apresentadas pelo projeto Travessias”.
