Menu

Trabalho do Congresso é considerado ruim ou péssimo por 30% ou mais dos brasileiros

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Pesquisa Datafolha mostra que 30% ou mais da população brasileira considera o trabalho dos Três Poderes como ruim ou péssimo. No Congresso Nacional, 35% dos brasileiros consideram o trabalho dos deputados e senadores como ruim ou péssimo. No Executivo, ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tal parcela aponta para 30% dos brasileiros. No Judiciário, a reprovação é a maior, de 38%.

Divulgado neste sábado (9), o levantamento mostra que 18% dos brasileiros consideram o trabalho do Legislativo como ótimo ou bom. Outra parcela, de 43%, considera o desempenho da Câmara e do Senado como regular. Na última pesquisa divulgada, em setembro, 16% consideraram o trabalho como ótimo ou bom, 48% como regular e 33% como ruim de péssimo.

Em relação ao trabalho do presidente Lula, 38% avaliam o Governo de forma positiva e 30% consideram regular. No resultado passado, as porcentagens que aprovaram ou consideraram a gestão como regular eram as mesmas, sofrendo alteração, então, apenas a parcela que considera o trabalho do chefe do Executivo como ruim ou péssimo. À época, 31% reprovaram a atuação do petista, diferença dentro da margem de erro da pesquisa.

Já no Judiciário, quanto ao trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF), a aprovação foi de 27%, e outros 31% o consideram como regular. No último levantamento, 31% consideravam o trabalho dos ministros como positivo, 34% como regular e 31% como negativo. Ou seja, de setembro a dezembro, foram sete pontos percentuais a mais.

A PESQUISA

Segundo a Datafolha, a pesquisa ouviu um total de 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na última terça-feira (5). Conforme o órgão realizador do estudo, a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.