Menu

Projeto Renascer: Prefeitura assina termo de parceria com Sopai para ampliar ações terapêuticas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza assinou termo de parceria com o Hospital Infantil filantrópico Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai) para instaurar o projeto Renascer. A iniciativa, do Sopai junto à Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), visa a ampliação de ações terapêuticas durante o período de internação hospitalar, com objetivo de fortalecer o processo de recuperação para jovens que necessitam de auxílio da saúde mental e de dependência química.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), destacou o trabalho que o Hospital realiza há décadas para a população de crianças e adolescentes da Capital. Segundo o gestor, a parceria entre Fortaleza e a Unidade de 65 anos é “muito importante”. Ainda sobre o hospital, ele continuou. “Eu conheci esse hospital há muito tempo, quando tinha menos de 100 leitos, e agora são quase 500”, disse.

“Estou muito feliz de voltar aqui, como prefeito, e observar esse crescimento e a gratidão das crianças atendidas”, completou.

Segundo Raimundo Gomes de Matos, presidente da Funci, a Gestão pretende, ainda, fechar projetos semelhantes com outras instituições. “Isso tudo é para garantir direitos fundamentais aos jovens, como é a assistência médica”. Luís Eugênio França, CEO do hospital, também comentou o acordo. “É um dia muito feliz para todos nós, inaugurando essa nova parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Funci. O Sopai conta com 25 leitos dedicados exclusivamente à saúde mental e, com esse projeto, poderemos fazer mais ações nesse sentido, dando uma atenção maior para os jovens que necessitam”, comentou,

SOBRE O SOPAI

O Sopai é o único hospital infantil do Ceará com serviço hospitalar para atenção a crianças e adolescentes com sofrimento psíquico ou transtorno mental e com necessidades de saúde decorrentes ou não do uso de álcool, crack e outras drogas. Maior hospital de pediatria clínica do Brasil em número de leitos, ele está localizado na região do Grande Pirambu e é também o único hospital infantil filantrópico de Fortaleza.

A unidade fica aberta 24 horas, todos os dias da semana. Lá, são realizadas cerca de 20 mil consultas e 3 mil internações todos os meses. Conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) é um equipamento de retaguarda da Prefeitura de Fortaleza e atende pacientes dos 184 municípios cearenses.