O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), visitou as obras de reconstrução da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. A visita ocorreu na tarde de quinta-feira (7). No momento, 80% de execução dos serviços de instalação do novo piso estão concluídos. As intervenções de reconstrução do equipamento começaram em julho deste ano, logo após o anúncio de que a gestão municipal assumiria as obras. Após a fabricação das peças de concreto na indústria de pré-moldados, os pisos agora estão sendo instalados na ponte, onde recebem a concretagem no local.
“A requalificação da ponte já está bem adiantada. A primeira etapa, de construção do piso, a concretagem, está com 80% de conclusão. Agora iremos fazer o guarda-corpo e até janeiro concluiremos essa primeira parte da obra. A segunda etapa, que são os quiosques, toda a parte de paisagismo, será realizada até o início do segundo semestre do ano que vem. A reconstrução da Ponte dos Ingleses é o resgate da História de Fortaleza e ela está dentro de um conjunto de equipamentos da Praia de Iracema e da Beira Mar de Todos. Quando terminarmos a Ponte dos Ingleses e a Praia de Iracema, teremos a orla mais bonita do mundo“, garantiu Sarto.
A meta é instalar o novo piso e todo o guarda-corpo do equipamento. No mesmo período, as obras seguem para a fase de urbanização, com a instalação dos quiosques, postes de iluminação, tablado do pôr do sol e demais características originais da ponte, que serão mantidas conforme projeto. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, o piso em concreto deve proporcionar mais resistência, durabilidade e segurança para o equipamento.
“A ponte teve o piso de madeira completamente destruído durante a ressaca. Na reconstrução, foi tomada a decisão de fazer um piso em concreto, resistente a esse tipo de intempérie, para dar mais segurança a quem frequentar a ponte. Lembrando que quando ela foi construída, no começo, com a intenção original de ser um atracadouro de barcos, ela possuía o piso de concreto. Parte da estrutura do piso é pré-moldada e parte moldada aqui. Já estamos na fase de conclusão, com mais de 80% do piso pronto. Na próxima semana, chegaremos a 100%, antes do prazo que havíamos dado“, informou o secretário.
PREVISÃO
As obras de reconstrução da Ponte dos Ingleses estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e devem ser entregues no segundo semestre de 2024, junto com as obras de requalificação da Praia de Iracema. As obras de urbanização da orla já estão avançadas, com 45% dos serviços realizados, com a construção do novo calçadão da Praia de Iracema, desde a Avenida Rui Barbosa até a Rua dos Arariús. A meta é entregar o primeiro trecho das obras antes da festa de Réveillon, que neste ano será o maior evento da história da Capital.
Na Avenida Historiador Raimundo Girão, também foi finalizada toda a nova pavimentação com piso intertravado, ciclovia e calçadas. No local, faltam ser concluídos apenas os serviços de sinalização da via e paisagismo. Atualmente, outras três frentes de serviços acontecem simultaneamente no calçadão da Praia de Iracema. Próximo ao Estoril estão sendo construídos os novos passeios e instalados mobiliários urbanos; na Avenida João Cordeiro está sendo feita a ampliação da rede de drenagem; e na Ponte dos Ingleses acontecem os serviços de reconstrução do equipamento com a instalação das lajes e concretagem do novo piso.
AS OBRAS
Com investimento de cerca de R$ 26,1 milhões, as obras de requalificação e urbanização da Praia de Iracema, iniciadas em abril deste ano, abrangem toda a orla, desde a Avenida Rui Barbosa até a comunidade do Poço da Draga, nas proximidades da antiga Ponte Metálica.
O projeto prevê a criação de novos passeios e de pequenas praças, reconstrução do calçadão da Praia de Iracema, caramanchões, areninha, ciclovia, nova iluminação em LED, banheiros públicos, novas vagas de estacionamento e paisagismo em toda a extensão, tornando o clima mais ameno e proporcionando mais sombreamento na região. também há a previsão de requalificação da Ponte dos Ingleses e a urbanização do espigão do Poço da Draga, com a construção de um mirante contemplativo para apreciar o pôr-do-sol, além de uma plataforma para saltos ao mar, atividade que já virou tradição na região.
