O governador Elmano de Freitas (PT) revelou que o projeto que garante passagens gratuitas entre municípios da Grande Fortaleza será sancionado na segunda-feira (11). Os primeiros beneficiados começarão a ser atendidos ainda neste mês, conforme o mandatário. “Segunda-feira vamos nos encontrar para a sansão da lei e vou apresentar o cronograma, por qual área vamos começar, por qual seguimento. Mas, efetivamente, ainda em dezembro parte da população já terá direito a utilizar a passagem gratuita na Região Metropolitana”, disse Elmano.
Conforme o gestor, após sancionada a lei, será detalhado o cronograma da implantação do VaiVem Livre. Neste primeiro momento, a iniciativa abrangerá todos os estudantes da Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, que estejam regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuam carteira de estudante válida para a macrorregião.
“Tenho que entregar os cartões. Já estamos rodando e produzindo os cartões para entregar para a área que nós achamos mais adequada iniciar”, disse. “Nós somos municípios diversos, é a primeira região metropolitana do país que terá a passagem de ônibus gratuita, efetivamente limitada ao orçamento do Estado, mas como dissemos na campanha a pessoa poderá vir para Fortaleza e voltará”, destacou.
O governador participou da entrega de equipamentos para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O investimento do Governo do Ceará foi de quase R$ 16 milhões, sendo cerca de R$ 7,8 milhões recursos do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio).
PASSE LIVRE
Inicialmente, o programa seria destinado aos residentes dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com destino à Capital. Todos os beneficiários receberão gratuitamente um cartão eletrônico, denominado Cartão VaiVem Livre, que será utilizado dentro dos transportes metropolitanos. O cartão é intransferível e promete, ainda, armazenar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário. Pelo programa, o Executivo estadual subsidiará as empresas de ônibus para compensar uma passagem de ida e volta entre os municípios da RMF.
