Menu

Com aumento dos casos de covid-19, procura por testes sobe 34% em farmácias no Ceará

Legenda: Foto: Governo do Ceará/Teresa Fernandes

O Ceará registrou um aumento de 34% nas buscas por testes de covid-19 nas farmácias durante o mês de novembro, devido ao aumento do número de casos da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), as duas novas subvariantes de covid-19, a JN.1 e BA.2.86.1, foram identificadas no Ceará e podem ser as responsáveis pelo aumento do número de testes positivos. Conforme o diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma) e presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, Mauricio Filizola, as farmácias estão sentindo o impacto do crescimento na procura pelos testes.

“Esse crescimento é significativo, por isso orientamos as pessoas a completarem o esquema vacinal e adotar medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais com grande circulação de pessoas e a higienização das mãos”, destaca.

AUMENTO NÚMERO DE CASOS

Só em novembro, mais de 3,6 mil casos de covid-19 foram confirmados no Ceará. Entre 2 de novembro e 2 de dezembro, houve um aumento significativo de contaminação com 3.692 casos confirmados, através de testes rápidos e de exames RT-PCR realizados em todo o Estado. Em caso de sintomas gripais, a população deve procurar um atendimento médico e realizar o teste, quando houver recomendação do profissional de saúde. Atualmente, os imunizantes são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Vapt Vupt, mediante agendamento. 

“Se está com sintomas gripais, faça o teste e, dando positivo, fique em isolamento até o quinto dia, contando a partir do primeiro dia de início dos sintomas. No caso de assintomáticos, o primeiro dia é a data de realização do teste” ressalta Maurício Filizola.