O Ceará deve receber nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8) todos os 184 prefeitos do Estado. A ocasião se trata da sexta edição da Caravana Federativa, iniciativa realizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em que os gestores se reúnem com o objetivo de obter informações, aderir a programas e receber auxílio a serviços essenciais das gestões. O encontro ocorrerá no Centro de Eventos.
Segundo o Governo do Estado, aliás, a Caravana tem se mostrado também como um meio de agilizar processos para liberação de recursos federais. No evento, os prefeitos poderão encontrar a representação de ministérios, bancos públicos e outros órgãos federais, de modo com que o diálogo e a resolução de pendências para que as parcerias sejam facilitadas. Além dos gestores, são esperados os vices, secretários, vereadores, presidente de consórcios e representantes de conselhos e organizações da sociedade civil. Para a participar e visita à Caravana, é necessária a inscrição por meio da plataforma Sympla, disponível neste link.
PROGRAMAÇÃO
Na quinta, o primeiro dia do evento, o atendimento vai começar às 9h30, e segue até às 18h. Ao final da manhã, vai ocorrer o painel do Programa Eficiência Municipal (PEM), de autoria do Banco do Brasil (BB). O PEM, segundo o BB, é uma linha de crédito voltada aos municípios para apoiar a aquisição de bens e serviços ou financiar projetos de investimentos, permitindo, assim, a ampliação da capacidade de investimentos. O programa apoia as Prefeituras através de 17 áreas. São elas:
- Agricultura;
- Cultura;
- Defesa civil;
- Educação;
- Eficiência energética;
- Iluminação pública;
- Esporte;
- Infraestrutura viária;
- Modernização da gestão;
- Lazer;
- Limpeza pública;
- Meio ambiente;
- Mobilidade urbana;
- Saúde;
- Segurança pública;
- Vigilância sanitária;
- Inovação e desenvolvimento.
A solenidade oficial também ocorre na quinta, prevista para às 15h, com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e de ministros do Governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já na sexta, a Caravana Federativa vai das 9h30 até as 14 horas. Pela manhã serão realizados dois painéis: “FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] e seu papel no desenvolvimento da educação”; e “Soluções Caixa para Estados e Municípios com foco na Contratação com recursos do Orçamento Geral da União (OGU)”.
