Menu

Após garantir permanência, Fortaleza recebe Goiás por vaga na Sul-Americana

Após se recuperar do jejum de vitórias e, de quebra, garantir a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro por mais um ano, o Fortaleza volta a campo, no próximo domingo (03), para tentar assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024. O Leão do Pici recebe o já rebaixado Goiás, às 18h30, na Arena Castelão, em partida válida pela penúltima rodada da competição.

A vitória contra o Bragantino, no estádio Nabi Abi Cheddid, em Bragança Paulista, na última quinta-feira (30), por 2 a 1, deixou o tricolor mais tranquilo para os últimos compromissos no campeonato. Com 48 pontos conquistados, o Fortaleza se garantiu matematicamente na Série A — o Bahia, primeiro time que abre o Z4, está com 41 pontos e não pode mais alcançá-lo.

O triunfo fora de casa fez o time de Juan Pablo Vojvoda chegar ao 11º lugar, se mantendo na zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem. O tricolor pode até assegurar a vaga mesmo que não consiga somar mais pontos daqui para a frente, já que o Santos, 15º colocado, aparece cinco pontos atrás da equipe cearense. O Vasco, outro possível postulante, está com seis pontos a menos e saldo bem inferior. Contudo, a vitória carimba o passaporte. A competição internacional, neste ano, contemplará até 14º lugar do Brasileirão.

Mesmo com a situação mais tranquila, o Fortaleza deve tentar repetir o time que venceu no último jogo, a depender do desgaste físico dos atletas. A única mudança deve ser no gol, já que João Ricardo deixou a última partida por causa de uma lesão. A provável escalação para enfrentar o Goiás é: Fernando Miguel (João Ricardo); Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison, Yago Pikachu, Guilherme e Calebe; Tiago Galhardo (Lucero).

Feito inédito

A vitória sobre o Bragantino e a permanência fez com o que o Fortaleza se tornasse o primeiro clube nordestino a se manter na elite nacional por seis anos consecutivos, desde que a competição passou ser disputada no modelo de pontos corridos. A partir de 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por apenas 20 times, nenhum time da região havia conseguido esse feito. Sport (entre 2014 e 2018), Bahia (2017 e 2021) e Ceará (2018 e 2022) pararam na barreira dos cinco anos.

Outra marca em particular foi quebrada pelo lateral e meia Yago Pikachu, autor do primeiro gol da vitória sobre o time paulista. Com o tento, o jogador alcançou a marca de 20 gols com a camisa do Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro, igualando o ídolo Geraldino Saravá como o maior artilheiro do clube na principal competição nacional.

Promessa

Tão logo garantiu a permanência na Série A, Vojvoda repetiu o que aconteceu no ano passado e viajou, na última sexta-feira (1º), até Canindé, que fica a 110 quilômetros da capital cearense. Lá, o argentino acompanhou a missa na Basílica de São Francisco. Foi um momento para agradecer a manutenção do Leão na elite nacional.

Porém, restando ainda duas partidas, além de assegurar mais uma participação em competição nacional, o tricolor pode até terminar a Série A na oitava colocação, o que garante uma premiação maior aos cofres do Fortaleza. Após o jogo contra o Goiás, a equipe encerra sua participação enfrentando o Santos na Vila Belmiro, na quarta-feira, às 21h30.