Menu

Presente na COP 28, painel da Alece acontece neste sábado (02)

Foto: Reprodução/Alece

Representando o Brasil na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) apresentará, na manhã deste sábado (02), seu painel “Implantação da Agenda 2030 na Assembleia Legislativa do Ceará: Promovendo a responsabilidade social por meio da educação e da adoção de critérios sustentáveis pelo poder público”. A apresentação acontece das 2h às 6h15, no horário de Brasília, e será transmitido ao vivo no YouTube.

O painel apresentado trata do papel da Casa Legislativa cearense na promoção da responsabilidade social por meio da Educação e na adoção de critérios sustentáveis pelo Poder Público, visando impactar positivamente os servidores, a sociedade e até mesmo os seus deputados. A ação quer contribuir para a realização de políticas públicas que visem a sustentabilidade no Ceará.

“Estamos muito felizes em participar da COP 28. A Assembleia foi selecionada para apresentar todas as nossas ações exitosas em sustentabilidade e gestão ambiental e estará representando o estado do Ceará. É o Parlamento aberto levando todas essas ações para o mundo”, explica a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da Casa, que será uma das painelistas.

A atual gestão da Alece, sob a presidência do deputado estadual Evandro Leitão, aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Desde então, as ações baseadas em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) tem se intensificado e tornado uma ferramenta importante para alinhar a cultura organizacional da Casa Legislativa aos princípios da Agenda 2030.

Uma das peças-chave para a mudança da cultura sem sido a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), onde são ministrados cursos e capacitações para parlamentares, funcionários, podendo se estender à sociedade civil. “A educação é ferramenta necessária para a criação de uma cultura sustentável dentro da Casa Legislativa e do Estado”, reforça Cristiane.

Além disso, foi criado o projeto Educação Continuada Orientada Ambiental (ECOA), onde é realizado uma série de atividades, que se estendem para fora dos muros da Alece, por meio dos canais de comunicação, proporcionando cursos, oficinas e palestras sobre temas sustentáveis e educação ambiental.

Como painelista, além de Cristiane Leitão, estará Lídia Andrade, diretora acadêmica da Unipace. Já a mediação será feita pelo engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Passos, assessor técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece.