Menu

Em comemoração ao Dia do Samba, Fortaleza reúne programação cultural em diversos pontos da cidade

Em alusão ao Dia Nacional do Samba, diversos pontos de Fortaleza contarão com uma programação cultural com atrações locais e nacionais. As ações acontecem no Mercado dos Pinhões, no Parque Rachel de Queiroz, no Centro Cultural Belchior (CCBEL) e no Espigão do Náutico, neste fim de semana. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Nesta sexta-feira (1º), o grupo Samba Vadio celebra a data com um show informal, aberto a participações do público apaixonado pelo ritmo no Centro Cultural Belchior (CCBel), a partir das 18h30.

Já o grupo Essas Mulheres invade o palco do Mercado dos Pinhões com o espetáculo que celebra a força e a beleza da mulher na música, a partir das 18h30. Às 20h, o Grupo Maravilha traz o melhor do samba tradicional, com uma mistura cativante de ritmos brasileiros. A partir das 21h30, o carioca Marquinhos Lessa apresenta um show envolvente, cantando composições suas e clássicos do samba brasileiro.

No sábado (2), o Espigão de Fortaleza, na Beira-Mar, em Fortaleza, recebe o grupo Coletivo Zanzulim apresentando “Macaúba, Peito, Corda e Coração”, espetáculo sobre a vida do mestre popular do chorinho José Felipe da Silva, o Macaúba do bandolim, a partir das 17h30. Na sequência, às 18h, será a vez do show do Marcus Caffé. A partir das 19h30, o grupo Samba pra Valer assume a festa. Para fechar a noite, a partir das 20h30, Paulinho Mocidade leva o público a uma viagem pela história do samba.

O show continua no Parque Rachel de Queiroz, com o show infantil do Grupo Pacote de Biscoito, às 18h. Com toda sua tradição e energia, o Maracatu Leão de Ouro se apresenta a partir das 19h. Para encerrar, o Grupo Samba do Zé sobe ao palco com o repertório do Bar do Zé Bezerra, uma das rodas de samba mais tradicionais de Fortaleza, a partir das 19h30.

Já o Centro Cultural Belchior (CCBel) será invadido pela Escola de Samba “Sambamor”, com a participação da comunidade local, a partir das 17h. Às 18h30, o Grupo DTF traz uma performance de dança e música, com um repertório que homenageia os grandes mestres do samba. Com um pôr do sol especial, o Projeto Pôr do Sol de Fortaleza terá uma edição no Projeto Praia Limpa, iniciativa do Grupo O Otimista, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, no domingo (3). Os shows iniciam às 16h com Carlinhos Palhano e Samba de Mesa. Na sequência, é a vez de Iracema Bode Beat, às 17h30, e, a partir das 18h30, com o Grupo Borogodó. Para encerrar a comemoração, o público confere o show do sambista Dudu Nobre, às 20h.

SERVIÇO

Sexta-feira (01), a partir das 18h30; Sábado (02), a partir das 17h; Domingo (03), a partir das 16h30.

Locais: 

  • Mercado dos Pinhões – Praça Visconde de, Praça Pelotas, S/N – Centro, Fortaleza – CE
  • Parque Rachel de Queiroz – R. Edgar Falcão – Pres. Kennedy, Fortaleza – CE
  • Centro Cultural Belchior (CCBEL) – R. dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE
  • Espigão do Náutico – Espigão Praia do Náutico – Meireles, Fortaleza – CE