O plenário da Assembleia Legislativa (Alece) aprovou, nesta quinta-feira (30), o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que cria 926 vagas para cargos efetivos no Governo do Estado. As vagas são paras as secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Superintendência de Obras Públicas (SOP), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Universidade Regional do Cariri (Urca), Perícia Forense (Pefoce) e na Polícia Civil (PC).
“Parabenizamos o governador Elmano de Freitas que busca, com a iniciativa, fortalecer os órgãos e as instituições públicas do nosso estado”, comemorou nas redes socias o deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo na Alece.
A criação dos cargos possibilitará a ampliação dos quadros com a nomeação de novos servidores que ocuparão cargos essenciais à prestação de serviços de relevante interesse dos cearenses. A aprovação na Alece, conforme justifica o Governo do Ceará na proposta analisada, viabilizará a realização de diversos concursos públicos em áreas estratégicas, como a Segurança Pública e o Sistema Penitenciário.
Dentro da estratégia montada, serão criados para a Secfaz 11 cargos efetivos de auditor-fiscal contábil-financeiro, 10 de auditor-fiscal jurídico, e um para auditor-fiscal da Tecnologia da Informação da Receita Estadual, aproveitando concurso ainda vigente. A medida possui relevância para o desenvolvimento das atividades fazendárias, impactando positivamente na formulação e na execução das políticas econômico-tributárias do Estado.
O Governo do Ceará também investirá no Sistema Penitenciário, criando 350 cargos de policial penal, para lotação na SAP, fortalecendo todo o sistema de combate à criminalidade e oferecendo um ambiente de trabalho seguro. Ainda na área da Segurança Pública, serão lotados na Pefoce 11 peritos criminais, enquanto na Polícia Civil são 267 cargos de inspetores e um de escrivão.
Para lotação na SOP, serão 54 cargos de provimento efetivo de analista de edificações e rodovias. Na PGE estão previstos 33 cargos de técnico da representação judicial. Por fim, para lotação na Universidade Regional do Cariri (Urca), a proposta aprovada na Assembleia prevê a criação de 189 cargos de professores.
