Menu

Ceará tem aumento de 35% nas capturas em flagrante de suspeitos de violência doméstica

Foto: Divulgação/ Ascom SSPDS

O trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará resultou no aumento de 35,1% nas prisões e apreensões em flagrante de suspeitos de violência contra a mulher no Estado. O incremento nas prisões foi registrado entre janeiro e outubro de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Somente entre janeiro e outubro deste ano, 2.787 suspeitos foram presos ou apreendidos. Em igual período de 2022, 2.063 indivíduos foram capturados.

Como resultado das ações de combate à violência contra a mulher, um total de 5.262 indivíduos foram capturados por descumprimento à Lei Maria da Penha, entre janeiro de 2022 e outubro de 2023.

21 DIAS DE ATIVISMO

No Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com a SSPDS e outras pastas, deu início à campanha “21 Dias de Ativismo”. Durante três semanas, a programação inclui a divulgação de ferramentas e a inauguração de equipamentos que buscam a promoção da igualdade de gênero e proteção às mulheres no Ceará. Dentro da campanha, foi lançado em 21 de novembro o programa Ceará por Elas, que estabelece uma série de políticas públicas destinadas às mulheres por meio de seus três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora. Dentro do eixo Mulher Segura, o programa visa a implementação de equipamentos municipais nos moldes das casas da Mulher Cearense e Brasileira.

Na solenidade, a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero (MDB), destacou a importância da união como caminho para superar as dificuldades vivenciadas pelas mulheres. “Sem homens e mulheres envolvidos não vamos conseguir superar os desafios, que devem permear nossas organizações públicas, empresas privadas e a sociedade como um todo”, declarou. Na ocasião, o titular da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou a integração promovida pelo programa no combate à violência de gênero, por meio do eixo Mulher Segura.

“O programa torna mais eficiente o combate à violência contra a mulher em todo o Ceará. A parceria com a SSPDS e o governo do Estado fortalece essa iniciativa. Com certeza, avançaremos muito nesse tema tão discutido no Ceará”, afirmou.