Menu

Novembro azul

Meu recado hoje vai para os homens que já passaram dos 50 anos. Atenção, cinquentões: vocês devem e precisam fazer o exame de próstata! O famoso toque. E não adianta reclamar, ou achar ruim: só tem um jeito de realizar o tal exame. O modo é bastante famoso, sobretudo entre os homens que ainda não tiveram a oportunidade de enfrentar seus medos e deixar para trás de vez seus espíritos de quinta série. 

Somente com o dedo enluvado e lubrificado do médico no conhecido local, é que pode haver a devida prevenção de possível e temida doença. Qual o problema em passar por um rápido instante pelas mãos, ou melhor, pelo dedo experiente de um profissional da saúde? Por que tantas piadinhas e tanto preconceito bobo? Se muito riem e muito debocham da prática médica assentada na ciência, no profissionalismo e na experiência, muito chorarão quando, por bruta ignorância, não tendo se entregado ao dedo, padecerem da doença. 

Ainda não experimentei o exame por não somar cinco décadas de existência, mas conheço relatos de homens másculos, héteros (top?), machos viris, que anualmente se submetem ao procedimento e não deixaram de lado sua masculinidade por causa disso. Afinal, de que adiantaria possuir a masculinidade, a virilidade em níveis máximos possíveis de alcançá-la, se o varão se encontra enfermo, debilitado, acamado, definhando e sofrendo devido ao seu preconceito pueril? Melhor estar vivo, tendo sentido o indicador lá, ou morrer por falta de cuidado? 

Recomendo que os homens aptos ao exame e que estão em dúvida se devem ou não fazê-lo, assistam ao vídeo Novembro Azul Sincero, do canal Porta dos Fundos. Protagonizado por Antônio Fagundes que manda a real, papo reto, sem meias palavras e sem ter medo das palavras (o que é ótimo para os atuais tempos de moralismo semântico), fica difícil ao final dos quatro minutos e vinte e dois segundos de humor e de coisa séria, não desviar os olhos da tela do celular ou do computador já convencido da obrigação de marcar com urgência dia e horário no urologista. 

Um recado para os machões de plantão: infelizmente para vocês não há autoexame de próstata, ou auto-toque, assim como há o de mama, para as mulheres.