Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram, em sessão nesta quarta-feira (29), o projeto de lei que estabelece o Passe Livre Intermunicipal, nomeado de VaiVem Livre, para moradores da Região Metropolitana de Fortaleza. A proposta é uma promessa de campanha do governador Elmano de Freitas (PT). O texto segue, agora, para sanção. A iniciativa vai garantir passagens gratuitas, sendo uma de ida e uma de volta, no transporte público coletivo.
No último dia 17, o presidente da Casa, Evandro Leitão (sem partido), anunciou que o município de Fortaleza estaria incluído no ‘Programa VaiVem Livre’. A novidade veio após articulação com o governador e uma série de críticas no parlamento cearense ao projeto. Figuras ligado ao prefeito José Sarto (PDT) acusaram o Estado de “perseguição política”.
“Mesmo tendo sido compromisso de campanha do governador Elmano, ele foi sensível ao nosso apelo, e ampliará o benefício também para a Capital”, destacou Evandro, na ocasião.
Inicialmente, o programa seria destinado aos residentes dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com destino à Capital. Todos os beneficiários receberão gratuitamente um cartão eletrônico, denominado Cartão VaiVem Livre, que será utilizado dentro dos transportes metropolitanos. O cartão é intransferível e promete, ainda, armazenar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário.
FORTALEZA
Recentemente, a Prefeitura implementou a gratuidade no transporte público para estudantes. A medida começou a valer na última segunda-feira (13). O benefício assegura duas passagens gratuitas por dia letivo a todos os estudantes da Capital. Para ter direito ao benefício, o estudante deve passar a carteira de estudante no validador. Após utilizar pela segunda vez, os alunos voltam a pagar o valor vigente, que é de R$ 1,50. Sarto destacou que Fortaleza, agora, é a primeira capital brasileira a ofertar o benefício sem restrição, ou seja, independente da rede de ensino, nível escolar e critérios socioeconômicos. A Prefeitura estima que 361 mil estudantes sejam beneficiados com a gratuidade.
