Menu

Clássico-Rainha: Ceará e Fortaleza decidem final do Cearense Feminino nesta quarta-feira (29)

O Campeonato Cearense Feminino de 2023 chega ao final nesta quarta-feira (29). Na decisão, os dois maiores clubes de futebol do Estado, Ceará e Fortaleza, ambos invictos na competição. A partida, disputada na Arena Castelão às 19h, garantirá o tetracampeonato para a equipe que vencer o jogo. O embate pode ser assistido através do canal da Federação Cearense de Futebol (FCF), pelo YouTube.

O Clássico-Rainha não é surpresa na decisão do torneio. Desde 2019, os dois maiores rivais se encontram na final, chegando então para o quinto clássico consecutivo no último jogo do certame. Nos quatro últimos, foram dois títulos para o Vovô (em 2019 e 2021), e dois para o Leão (2020 e 2022). Ambos os clubes, no entanto, não conseguirão alcançar o maior vencedor do torneio, mesmo com o título. Isto ocorre, pois o Caucaia possui seis conquistas, nos anos de 2008, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2015.

Apesar de ser o quinto Clássico-Rainha seguido na decisão, o deste ano é especial devido ao local de disputa. A Arena Castelão, maior praça esportiva do Estado, receberá a final do certame pela primeira vez em 40 anos. Na última vez, a ocasião foi a primeira edição do torneio, em 1983, em que Ferroviário e Salgado da Gama disputaram a decisão em um preliminar dos times masculinos de Ceará e Fortaleza. No confronto, o Tubarão da Barra venceu por 2 a 1. O próximo campeonato feminino só seria disputado em 2007.

Segundo o secretário estadual do Esporte, Rogério Pinheiro, a realização do jogo é um marco. “Esse momento é histórico. É uma honra receber esse grande clássico feminino que ficará marcado nos jogos da Arena Castelão”, disse. O campeonato traz ainda outra novidade, desta vez, no nome do troféu a ser entregue à equipe vencedora. Quem for campeão levantará a Taça Jade Romero, que homenageia a atual vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB). Para o torcedor prestigiar a final, basta levar dois quilos de alimento para o Castelão. A torcida do Ceará deve acessar o estádio pelo portão A5, e a do Fortaleza, pela entrada A1.

COMPETIÇÃO EM 2023

Nas semifinais da edição deste ano, Ceará e Fortaleza venceram R4 e Juventus, respectivamente. Enquanto as alvinegras tiveram mais dificuldades contra as adversárias, precisando ir à disputa por pênaltis – no qual venceram por 3 a 2 – após 0 a 0 no tempo normal, as tricolores bateram a equipe adversária por 7 a 0, com gols de Deise (3), Silvana, Natália (2) e Janyele. As partidas foram disputadas nos respectivos Centros de Treinamento (CTs) dos clubes, em Itaitinga, do Ceará, e Maracanaú, do Fortaleza.

Na fase de grupos, os rivais tiveram campanhas quase idênticas, se não fosse pelo número de gols marcados e levados. Na etapa, ambas as equipes venceram quatro vezes e empataram uma, exatamente no Clássico, que terminou em 2 a 2. No saldo de gols, o Fortaleza levou a vantagem, com 36 marcados – melhor ataque – e cinco sofridos (31 de saldo). O Ceará, por outro lado, teve a melhor defesa da competição, com apenas dois gols sofridos. O saldo do Vozão foi de 23, se somarmos os 25 marcados pelas suas jogadoras.