O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na noite desta terça-feira (28), a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e os ministérios da Defesa, Educação e a Aeronáutica, para a implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Ceará. A unidade funcionará na Base Aérea de Fortaleza. O acordo foi assinado pelo gestor cearense e os ministros José Múcio (Defesa) e Camilo Santana (Educação), e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
“É uma grande conquista para os cearenses. É um investimento muito importante para a educação e o desenvolvimento científico do Ceará. A instalação do ITA no Ceará representa mais desenvolvimento e oportunidades para os cearenses. Estou muito feliz porque a escolha do nosso estado é estratégico para o nosso desenvolvimento”, comemorou Elmano.
O governador ressaltou que ainda será estudada a possibilidade de instalação de uma área de engenharia para energia no Ceará. “Temos desenvolvido uma busca de investimentos, inclusive, já temos vários consolidados na área de energia renovável”, completou.
A escolha do Ceará como o segundo Estado a receber uma unidade da instituição não é por acaso. No último mês de outubro, o Estado se destacou novamente com 40% dos aprovados no Instituto. Esta será a primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos, em São Paulo, onde se tornou uma referência na educação superior brasileira.
Um relatório técnico que vinha sendo preparado desde agosto aprovou a instalação de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na capital cearense, no Ceará. O trabalho avaliou estruturas físicas da antiga Base Aérea de Fortaleza. Com a aprovação, o relatório segue agora para o presidente Lula (PT).
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica. A Instituição é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos.
