Visando debater temas como o Hidrogênio Verde (H2V) e outras energias renováveis, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou, nesta terça-feira (28), a criação da Frente Parlamentar em Favor do Hidrogênio Verde e Energias Renováveis. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Casa, Paulo Martins (PDT), que apontou também os parlamentares que irão compor o grupo. Em âmbito estadual, a transição energética tem sido uma das principais pautas do governador Elmano de Freitas (PT) em seu primeiro ano de mandato.
Leia Mais | Governo do Ceará assina MoU com projeção de cerca de R$ 17,7 bilhões em investimentos para H2V
Leia Mais | Ceará assina 4º pré-acordo para produção de H2V; investimento é de US$ 2 bilhões
Sete vereadores estão na composição da Frente, que teve sua criação aprovada ainda em abril deste ano, por meio do Requerimento nº 1.728/2023, de Júlio Brizzi (PDT), um dos componentes do grupo. Além do pedetista, compõem a Frente ainda os seguintes parlamentares: Iraguassú Filho (PDT), Kátia Rodrigues (Cidadania), Lúcio Bruno (PDT), Moura Taxista (PSB), Pedro Matos (PL) e Professor Enilson (Cidadania).
O objetivo é acompanhar, juntamente dos setores públicos e privados, os projetos e ações visando a implantação, produção e utilização de hidrogênio verde e outras energias renováveis, tais como a energia solar e energia eólica. A Frente ainda deverá participar e contribuir com os debates e ideias relacionadas ao H2V, bem como propor soluções, fomentar o setor e buscar junto ao Poder Público a criação de incentivos para produção, implantação e utilização de energias renováveis.
LEGISLATIVO ESTADUAL
Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a Frente Parlamentar de Energias Renováveis existe desde fevereiro deste ano. Na Casa, o presidente do grupo é o deputado estadual Bruno Pedrosa (PDT), e o vice-presidente o deputado Sérgio Aguiar (PDT). São componentes da Frente ainda, a deputada Juliana Lucena (PT) e os deputados Almir Bié (Progressistas), Davi de Raimundão (MDB), De Assis Diniz (PT), Fernando Santana (PT) Lucinildo Frota (PMN), Missias Dias (PT) e Stuart Castro (Avante).
