Por conta da previsão de que o próximo ano será de poucas chuvas no Estado, o governador Elmano de Freitas (PT) convocou para esta terça-feira (28) uma reunião para discutir o cenário atual do El Niño e os impactos para 2024. Na oportunidade, Elmano vai divulgar ações preventivas e estruturantes implementadas pelas secretarias de Governo. Na terça-feira da semana passada, dia 21, foi realizada a 114ª Reunião Ordinária do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh), no auditório da Cogerh.
O objetivo do encontro foi discutir o aporte hídrico do Ceará, com a Cogerh, além das perspectivas do El Niño na quadra chuvosa de 2024, com dados da Funceme. Na oportunidade, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, apresentou aos conselheiros presentes os cenários previstos. Os gráficos apresentados mostraram o aumento na temperatura do oceano, provocando o fenômeno conhecido por El Niño.
“Não há mais dúvidas, teremos uma seca no ano que vem. A Funceme foi a primeira instituição a alertar sobre isso há um bom tempo e agora provamos que não há possibilidade de termos uma boa quadra chuvosa com o cenário que temos hoje. Será impossível termos um bom aporte e deveremos trabalhar nisso, colocando em prática nossos aprendizados obtidos nos anos de seca”, disse Eduardo Sávio.
Após a reunião desta terça (28), o governador e os gestores do sistema hídrico que participarem da reunião concederão entrevista coletiva, prevista para às 11 horas, no Palácio da Abolição.
