Menu

Estudantes propõem documento unificado para “VaiVem Livre”

Junto dos deputados estaduais Júlio Cesar (PT), Guilherme Sampaio (PT) e Larissa Gaspar (PT), o também deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo Elmano de Freitas (PT) no Legislativo cearense, recebeu a visita de estudantes na Casa, que propuseram a unificação da carteira de estudante como um documento unificado para o Programa VaiVem Livre. A proposta deve ser votada na próxima semana. A ação garante passagens gratuitas aos serviços dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Aldigueri publicou a informação em suas redes sociais.

Na publicação, o líder do Governo explicou como tal medida impactaria no dia-a-dia dos estudantes. “Visa simplificar a vida dos estudantes, evitando a necessidade de cartões múltiplos, e melhorando o sistema já existente de transferência de carteirinhas estudantis, dando mais praticidade a vida acadêmica e ao cotidiano dos nossos jovens estudantes”, afirmou. Na ocasião, os parlamentares receberam representantes dos seguinte movimentos estudantis: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estudantil de Fortaleza (Unefort); Associação Metropolitana de Estudantes (AME); e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

VAIVEM LIVRE

Na Alece, o projeto do Governo começou a tramitar no último dia 14 deste mês. Segundo a proposta, o Executivo estadual subsidiará as empresas de ônibus para compensar a gratuidade. Segundo Aldigueri, até o próximo mês de janeiro, em 2024, deverá ser implantado um projeto-piloto em alguma cidade da RMF, ainda não informada. A matéria, que parte de uma promessa de campanha de Elmano e prevê uma passagem de ida e volta entre os municípios da RMF, inicialmente não incluiria Fortaleza. Após pressão da oposição do chefe do Executivo estadual, foi apresentada uma emenda na Assembleia para incluir a Capital na iniciativa.

Veja Mais | “É muito mais um discurso em lei do que uma política pública em lei”, diz RC sobre VaiVem Livre