Menu

Alece aprova contratação de mais de R$ 117 milhões para construção de moradias populares

Foto: Paulo Rocha/Alece

Em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta quinta-feira (23), os deputados aprovaram em unanimidade o Projeto de Lei Complementar (PLC) do governo Elmano de Freitas (PT) que autoriza contratação de crédito interno no valor de R$ 117.724.998 junto à Caixa Econômica Federal para a construção de 1.088 unidades habitacionais. Mesmo votando favorável, a oposição mostrou preocupação com os empréstimos do Governo do Ceará.

Segundo a matéria, a ação tem apoio do Programa de Atendimento Habitacional através do Poder Público (Pró-Moradia), do Conselho Curador do FGTS. Sobre o processo de construção e o objetivo das moradias, a proposta afirma: “Construídas com técnicas modernas, econômicas e seguras do ponto de vista técnico e fundiário, utilizando soluções que contribuirão para o desenvolvimento racional do município, além da melhoria na qualidade de vida das famílias beneficiadas”, expõe o texto.

CRÍTICAS DA OPOSIÇÃO

O deputado estadual Sargento Reginauro (União) criticou osgastos e os empréstimos do Governo do Estado. Em sua fala no plenário, o parlamentar lembrou as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor). “Tenho esperança que os meus bisnetos andaram na tal Linha Leste do Metrô”. Ainda como completou o deputado, o valor de manutenção do “Tatuzão” – equipamento que cava o túnel para a implementação do metrô – é “mais de 60% do que vai ser pedido para construir as casas populares”.

“Estamos gastando só para a manutenção desse equipamento [Tatuzão], e nem efetividade ele tem, porque não está funcionando, está quebrado. E vamos continuar gastando nisso”, afirmou.

“E para construir casa para o povo, que temos um déficit grave de habitação, vamos ter que pedir dinheiro emprestado. Então essa é a nossa preocupação, não vou voltar contra, mas campanha populista dá esse problema. Ele [Elmano] precisa honrar os compromissos de campanha, mas e agora, com que dinheiro?”, disse, em crítica aos empréstimos.

Queiroz Filho (PDT) se juntou à crítica. O parlamentar, apesar de também ter votado a favor da matéria, não deixou de mostrar preocupação pela situação financeira do Estado. “Aproveito nesse momento de discussão para fazer essa cobrança de uma melhor explanação e uma melhor apresentação das condições do empréstimo”. O deputado continuou as críticas, neste momento, apontando falta de transparência do Governo. “Não sei se são as mesmas que o governador anunciou ontem, ou se são novas casas, fica aí a pergunta também, se a liderança do governo puder responder”.