Menu

Governo do Ceará anuncia chamamento de mais de 2,1 mil concursados na área da Segurança Pública

Elmano de Freitas deve fazer o unúncio sobre a cessão do que seria o Acquario Ceará para sediar o Labomar da UFC. Foto: Thiago Gaspar/ Governo do Ceará

Apesar de estar cumprindo agenda em Brasília, o governador Elmano de Freitas encontrou uma pausa para participar da conversa semanal semanal com a população cearense nesta quarta-feira (22).Pelas redes sociais, ele anunciou o chamamento de 2.118 concursados para a área da Segurança Pública. Serão 726 agentes para a Polícia Civil (PC), sendo 616 inspetores e 110 escrivães; 79 profissionais para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) (12 médicos peritos legistas, 32 peritos criminais, 13 peritos legistas e 22 auxiliares de perícia); além de 1,2 mil soldados e 113 segundos-tenentes para a Polícia Militar (PM).

Elmano de Freitas destacou a importância de contar com um maior efetivo para continuar o combate ao crime. “Seguimos fazendo todo um esforço para fortalecer as Forças de Segurança visando combater a criminalidade. Não vamos parar por aqui. A perspectiva é chamar ainda mais pessoas para cobrir aquelas que irão se aposentar”, adiantou o Governador.

O cronograma para o chamamento dos concursados deve seguir as seguintes datas: lançamento do edital para os agentes da PC em 27 de novembro, com previsão do início do curso de formação no dia 12 de dezembro; lançamento do edital de convocação para cargos da Pefoce em 30 de novembro, com o curso de formação começando no dia 8 de janeiro; chamamento de 113 segundos-tenentes da PM na segunda quinzena de dezembro e mais 1,2 mil soldados na primeira metade de janeiro de 2024.

CISP

O Governador também falou sobre o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), inaugurado na última segunda-feira (20) respondendo à pergunta de um internauta. “A chegada do Cisp irá otimizar os nossos processos de diálogo e tomada de decisões no combate ao crime. Todas as lideranças, inteligências, das nossas forças de segurança estarão reunidas em um mesmo lugar, podendo assim rapidamente se encontrar para decidir o melhor a ser feito em uma crise. Isso também irá refletir em discussões no cotidiano, sempre pensando em soluções para a nossa sociedade”, explicou Elmano de Freitas.