Menu

“É muito mais um discurso em lei do que uma política pública em lei”, diz RC sobre VaiVem Livre

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), teceu críticas à mensagem de lei enviada pelo governador Elmano de Freitas (PT) à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) sobre o programa VaiVem Livre. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o pedetista pontuou a falta de previsão orçamentária e de cronograma de implantação do projeto. Promessa de campanha de Elmano, a medida, segundo RC, é “muito mais um discurso em lei do que uma política pública em lei”.

“Política pública sem orçamento e sem critério definido em lei está sujeita a uma mudança a qualquer hora por decreto do governador. Isso não é exatamente o que foi proposto na campanha, aliás, é muito distante do que foi proposto na campanha”.

Segundo o ex-prefeito da Capital, ainda durante as eleições, ele ficava preocupado com a capacidade da iniciativa ser executada. “Ele propôs que todo mundo que tem o bilhete único intermunicipal tivesse essa passagem de ida e volta gratuita”, disse.

“CHEQUE EM BRANCO”

Ainda de acordo com Roberto Cláudio, da maneira com que o programa foi apresentado no Legislativo, ela é um “cheque em branco”. “Pode se implantar no próximo ano só para Chorozinho, Horizonte e Pacajus, por exemplo. Depois pode, no segundo ano, botar Maracanaú”, destacou ele, ressaltando a falta de planejamento da mensagem de lei.

“Espero que seja dito nesta semana, com clareza, se todo mundo que tem o bilhete único intermunicipal vai ter gratuidade ou só um pedaço da população, só alguns municípios, como vai ser essa implantação”, completou.

Roberto Cláudio criticou também a ausência de Fortaleza no projeto inicial apresentado pelo governador, voltado para os demais Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na Alece, o deputado Cláudio Pinho (PDT) chegou a cobrar que o Governo incluísse Fortaleza entre os Municípios beneficiados. À época, na avaliação do parlamentar, não incluir a Capital se trata de uma “perseguição”.

Após a pressão da oposição, o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (sem partido), anunciou que Fortaleza seria incluída na medida. “Uma grande notícia pra os queridos fortalezenses! Após diálogo e entendimento com o governador Elmano, acabo de dar entrada numa emenda que garantirá os benefícios do programa VaiVem Livre também para os moradores de Fortaleza, além da Região Metropolitana, que passarão a ter passagens gratuitas no transporte público metropolitano”, anunciou.

Segundo o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo Elmano no Legislativo, até janeiro do próximo ano deverá ser implementado um projeto-piloto em alguma cidade da RMF, visando a aplicação do VaiVem Livre nos demais Municípios.