Menu

Poço da Draga, na Praia de Iracema, recebe atividades esportivas aquáticas

Foto: Divulgação

O Poço da Draga, na Praia de Iracema, sediará o Estação Marítima/Elos, iniciativa que promoverá atividades esportivas aquáticas, vivências e ações sustentáveis, nos dias 25 e 26 de novembro. A ação, que está dentro do Festival Elos, terá surf, windsurf, skimboard, caiaque e stand up paddle. Todas as modalidades gratuitas e acessíveis a públicos de todas as idades. A iniciativa é da Enel Distribuição Ceará e do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte.

Programação

A programação tem início no próximo sábado (25), a partir das 8h, com a bateria de Surf Local Heat e entrega dos kits para os participantes. Na sequência, haverá aulão de surf com ensino de técnicas na areia em conjunto com atividades de alongamento específicas para a prática com consciência corporal conduzidas por professores e profissionais, seguida de uma vivência no mesmo esporte. À tarde, a partir das 15h30, acontece uma nova aula, dessa vez de stand up paddle e vivências da mesma modalidade para quatro turmas.

Neste primeiro dia, o destaque ficará por conta do 1º Campeonato Estação Marítima com provas de Canoagem em Caiaque nas categorias Kids, Junior e Open Masculino e Feminino. A premiação, a partir de 17h15, e os pockets shows, na hora do pôr do sol, encerram o primeiro dia. As atrações são a banda Dragaxé Raiz do Poço, projeto social de musicalização e iniciação rítmica com o toque da genuína música negra baiana, e o cantor Junior Pantera.

Já no domingo (26), as atividades começam a partir das 8h30 com a realização de uma Ação de Limpeza da Praia e de vivência da cultura oceânica junto com o projeto Nossa Iracema. O objetivo é a sensibilização da sociedade a partir da implementação de soluções criativas e eficazes para a proteção do oceano e do meio ambiente. Às 09h30, também será dedicado à prática do surf, através de um novo aulão e momento de vivência.

Em seguida, às 10h, o público será convidado a participar do Rolê no Poço, uma visita guiada afetiva e histórica pela comunidade, saindo da Ponte dos Ingleses até a Ponte Metálica ou Ponte Velha. De acordo com William Mendonça, diretor de produção do Estação Marítima, essa visita vai contemplar tanto os aspectos geográficos da área como as vivências dos moradores locais das praias da Carminha e Hawaizinho, e do Poço da Draga.

À tarde, a partir das 14h, será dedicada a quem tem interesse em conhecer o windsurf, com aulas teóricas e práticas. Às 16h, haverá uma bateria de Skimboard. A programação será encerrada com o pocket show do coletivo Deixe com Elas, composto apenas por mulheres, e que tem como objetivo reforçar a presença feminina na cena reggae da capital.

Fomentação

Curador do Festival Elos e diretor da Quitanda Soluções Criativas, Paulo Feitosa, explica que a Estação Marítima nasce com o intuito de fomentar e fortalecer os esportes náuticos, assim como, promover a conscientização sobre sustentabilidade e meio ambiente.

“O Ceará se tornou referência mundial para praticantes de modalidades esportivas aquáticas. E queremos oportunizar aos moradores do Poço da Draga e aos fortalezenses, que também vivenciem essas experiências esportivas, agregando com conhecimento e debate sobre a história de Fortaleza e a importância com a proteção do meio ambiente”, justifica Paulo Feitosa.

O secretário do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, destaca que o evento pode ajudar a difundir as atividades esportivas aquáticas e acolher novos praticantes. “Este evento é uma grande oportunidade, um momento único para que a sociedade tenha uma vivência com as modalidades ofertadas”, enfatiza.

As inscrições para as atividades podem ser realizadas no site do Festival Elos. As aulas e vivências são acessíveis para Pessoas com Deficiência (PCDs).