Com narrativas construídas a partir da oralidade e pesquisa bibliográfica, a Coleção Pajeú chega a sua quarta edição lançando quatro novos livros sobre os bairros de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, recebe o evento nesta terça-feira (21), às 19h, onde os novos títulos serão apresentados.
A iniciativa, da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), retratou, dessa vez, os bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, Jardim das Oliveiras e Mondubim. Os trabalhos foram escritos por Karoline Freitas, Raimundo Moacir da Costa, Joanice Sampaio e Adson Rodrigo Silva, respectivamente. Os quatro autores farão uma sessão de autógrafos, ao fim da apresentação.
Cada um destes livros compõem a Coleção Pajeú, que narra histórias e memórias sobre os bairros da capital cearense. “A proposta editorial da Coleção Pajeú é reafirmar a memória material e imaterial dos bairros de nossa cidade, permeada por uma consciência histórica e cidadã”, explica Gylmar Chaves, idealizador e produtor da coleção.
O secretário municipal da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, acredita que estas publicações apresentam aos cidadãos fortalezenses a importância cultural dos bairros destacados. “A Coleção Pajeú resgata a memória afetiva que os autores têm com o bairro, o que leva o leitor a revisitar espaços únicos, que preservam a cultura específica de cada local”, pontua o gestor.
O lançamento da 4ª edição da Coleção Pajeú foi dividido em duas partes. A primeira aconteceu em junho deste ano e contemplou os bairros Antônio Bezerra, Bairro de Fátima, Carlito Pamplona e Papicu. Ao todo, esta etapa do projeto soma oito livros publicados. Seu objetivo é reafirmar o patrimônio material e imaterial dos bairros da cidade de Fortaleza.
