Em visita às obras de reforma e modernização do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana, nesta sexta-feira (17), o prefeito de Fortaleza José Sarto anunciou um novo concurso para a área de saúde. De acordo com o gestor, o edital será lançado nos próximos 60 dias e ofertará mais de 2 mil vagas.
A previsão do prefeito é que o edital seja lançado no próximo mês de janeiro, contemplando diversas carreiras. “Será o maior concurso da área da saúde da história de Fortaleza”, anunciou. O certame será lançado no mesmo período que será inaugurado o Frotinha de Messejana. “Vamos aumentar a capacidade de cirurgias e o Frotinha de Messejana terá o mesmo padrão de qualidade do Gonzaguinha do José Walter”, completou Sarto.
O edital do concurso público é de responsabilidade Fundação de Apoio à Gestão de Saúde (Fagifor), órgão que integra o novo modelo de gestão da saúde de Fortaleza. De acordo com sua presidente, Aline Gouveia, haverá vagas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, técnicos de enfermagem, entre outras.
“Importante destacar também que este concurso irá suprir recursos humanos não só para a rede secundária, de hospitais, mas também para a rede primária de atenção à saúde e vigilância em saúde, setores extremamente importantes para a população”, explicou.
Frotinha de Messejana
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a reforma do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana, alcançou 95% de avanço físico. Todas os serviços de edificação e alvenaria foram finalizados. Os trabalhos se concentram, agora, nos acabamentos, climatização dos ambientes, pintura e requalificação da fachada do hospital.
O secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, conta que a obra está recebendo uma consultoria do Hospital Albert Einstein, buscando otimizar os recursos da unidade para funcionar com mais eficiência desde a sua construção. “É um novo espaço, onde uma parte foi demolida e outra foi completamente reformada. Teremos nova fachada, cobertas, novas UTIs, centros cirúrgicos e emergência”, detalha.
“Quem vem de fora já consegue perceber a diferença. E nós já estamos na reta final de entrega. Faltam apenas alguns ajustes que foram solicitados a partir da consultoria do Hospital Albert Einstein para que ele possa funcionar de uma maneira otimizada, gastando menos recursos durante o funcionamento e a manutenção”, acrescenta Samuel Dias.
Ao todo, estão sendo investidos R$ 9,7 milhões, o que garante um incremento de 30% da capacidade cirúrgica do hospital, com a instalação de uma nova ala, ampliando de duas para três salas de cirurgia. A Unidade de Terapia de Urgência (UTU) também será expandida, saindo de 3 para 4 leitos.
As enfermarias serão climatizadas e modernizadas, com requalificação da ambiência dos leitos de observação, com substituição das macas por camas, gerando mais conforto aos pacientes. A sala de pequenos procedimentos foi otimizada, para maior capacidade de suturas, drenagem de abcessos e demais intervenções.
A expectativa do secretário de Saúde do Município, Galeno Taumaturgo, é que o novo equipamento desafogue unidades com o mesmo perfil de atendimento, como o IJF e os outros dois hospitais distritais. “É um hospital que vem agregar a saúde em Fortaleza, reforçando ainda mais a rede de atenção secundária ao mesmo tempo que também seguimos investindo na atenção primária”.
Fundado em 1978, o Frotinha de Messejana é uma unidade de perfil secundário para atendimento a pacientes com fraturas de médio porte, e que também recebe demandas de clínica médica. Atualmente, a Capital possui duas unidades para o atendimento traumatológico de média complexidade, que funcionam porta aberta diariamente, 24h por dia, localizados nos bairros Antônio Bezerra (Regional III) e Parangaba (Regional IV).
