Menu

Articulação de Evandro deve garantir inclusão de Fortaleza no programa VaiVem Livre

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (sem partido), garantiu que o município de Fortaleza será incluído no ‘Programa VaiVem Livre’. Através de suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (17), o deputado anunciou que deu entrada à uma emenda parlamentar para garantir aos fortalezenses passagens gratuitas no transporte público metropolitano. A novidade veio após articulação com o governador Elmano de Freitas (PT) e uma série de críticas no parlamento cearense ao projeto. Figuras ligado ao prefeito José Sarto (PDT) acusaram o Estado de “perseguição política”.

O projeto começou a tramitar na Casa e será analisada pelas comissões técnicas, podendo receber emendas antes de ser votada em plenário. Após aprovação no Legislativo, a matéria segue para sanção do governador para só depois passar a valer. Segundo Evandro Leitão, que é pré-candidato a prefeito em 2024, Elmano se mostrou “sensível” ao apelo do parlamentar. “Mesmo tendo sido compromisso de campanha do governador Elmano, ele foi sensível ao nosso apelo, e ampliará o benefício também para a Capital”, destaca.

“Uma grande notícia pra os queridos fortalezenses! Após diálogo e entendimento com o governador Elmano, acabo de dar entrada numa emenda que garantirá os benefícios do Programa VaiVem Livre também para os moradores de Fortaleza, além da Região Metropolitana, que passarão a ter passagens gratuitas no transporte público metropolitano”, anunciou Evandro.

A iniciativa visa garantir passagens gratuitas, sendo uma de ida e uma de volta, no transporte público coletivo. Inicialmente, o programa seria destinado aos residentes dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com destino à Capital. Todos os beneficiários receberão gratuitamente um cartão eletrônico, denominado Cartão VaiVem Livre, que será utilizado dentro dos transportes metropolitanos. O cartão é intransferível e promete, ainda, armazenar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário.

CRÍTICAS NA ALECE

Nos últimos dias, a impossibilidade de residentes da Capital acessarem o programa foi alvo de críticas por parte dos aliados do prefeito José Sarto na Alece. Os deputados repudiaram a decisão do governador Elmano de Freitas de não incluir Fortaleza entre os municípios que serão beneficiados pelo programa. Na avaliação do deputado Cláudio Pinho (PDT), existe uma “perseguição”, por parte do Governo do Estado. “Se o fortalezense consegue um emprego em Caucaia, esse não terá o direito da gratuidade do VaiVem? A mensagem do Governo exclui Fortaleza do benefício. O que o fortalezense fez contra o atual Governo para não ter esse direito?”, questionou em sessão plenária nesta quinta-feira (16).

FORTALEZA

Recentemente, a Prefeitura implementou a gratuidade no transporte público para estudantes. A medida começou a valer na última segunda-feira (13). O benefício assegura duas passagens gratuitas por dia letivo a todos os estudantes da Capital. Para ter direito ao benefício, o estudante deve passar a carteira de estudante no validador. Após utilizar pela segunda vez, os alunos voltam a pagar o valor vigente, que é de R$ 1,50. Sarto destacou que Fortaleza, agora, é a primeira capital brasileira a ofertar o benefício sem restrição, ou seja, independente da rede de ensino, nível escolar e critérios socioeconômicos. A Prefeitura estima que 361 mil estudantes sejam beneficiados com a gratuidade.